BMW testa macacão elétrico

 Paraquedista austríaco Peter Salzmann testa wingsuit elétrico da BMW e leva marca alemã além dos carros (Divulgação)

A alemã BMW ajuda a pavimentar o caminho da indústria automobilística global desde 1916. Porém, uma das mais recentes inovações da marca não vem do solo. A montadora sediada na cidade de Munique acaba de colocar no ar um vídeo que mostra os resultados de um teste feito com um macacão elétrico.

O sistema de acionamento elétrico para wingsuit será apresentado no evento #NEXTGen 2020, plataforma de inovações da BWM, nesta terça-feira (10) com transmissão on-line. 

Quem experimentou o traje planador elétrico foi o paraquedista profissional austríaco Peter Salzmann, responsável por desenvolver a roupa. E é justamente ele quem aparece no vídeo voando de wingsuit no projeto “Electrified Wingsuit by BMW“, que vem sendo desenvolvido há três anos em parceria com a consultoria Designworks, uma subsidiária do BMW Group. 

O esportista pulou de helicóptero – a uma altura de três mil metros – com outros dois colegas que vestiam versões convencionais de wingsuit. Mas só Salzmann conseguiu acelerar e atingir o cume de montanhas na Áustria, onde o impulsionador elétrico acoplado ao macacão foi testado. O artefato é capaz de aumentar a velocidade horizontal dos saltadores de 100 km/h para 300 km/h.

“Qual é o seu motivo para não mudar ?”. É com essa pergunta que a BMW termina o vídeo, deixando uma reflexão não só para o futuro da mobilidade humana como também para os novos rumos da indústria da comunicação.