A logomarca do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social) mudou. Após 22 anos, a instituição resolveu aposentar a antiga imagem (criada em 1987). A necessidade da mudança foi apontada por uma pesquisa realizada no final do ano passado, que mostrou que 65% dos entrevistados não se lembravam da marca e 30% a descreveram de forma incorreta.
Além disso, um estudo realizado pelo escritório de branding e design Cauduro Associados e pela DPZ – agência do BNDES – identificou várias deficiências na logomarca atual do banco: baixa visibilidade; eficácia de leitura de apenas 25%; desarmonia entre letras (tipografia) e símbolo gráfico; e aspecto datado dos anos 70 e 80 – estático e geométrico.
A partir de uma votação feita entre os funcionários do banco, o BNDES escolheu uma entre as quatro opções oferecidas na fase final de aprovação pela DPZ. A logomarca atual mantém as mesmas cores da antiga e é uma estratégia do banco para tornar-se mais conhecido e relevante.
Licitação
O BNDES está realizando concorrência de verba publicitária de R$ 50 milhões para 2009. A nova agência que vai atender o banco deve ser definida neste semestre, pois o contrato com a DPZ está chegando ao fim.