Bolt ganhou festa oferecida pela Puma e visitou pontos turísticos do Rio, como o Cristo Redentor

 

Quarenta e oito horas no Rio de Janeiro. Esse foi o trato feito entre o corredor Usain Bolt e a marca alemã Puma como parte da estratégia para promover a nova linha esportiva Faas, inspirada no corredor. O combinado era que o atleta — conhecido como o homem mais rápido do mundo — faria uma viagem após as Olimpíadas de Londres. Realizou-se então uma concorrência global e algumas cidades ao redor do mundo enviaram propostas para recebê-lo. Os dois destinos escolhidos foram Tóquio, onde passou apenas 17 horas, e Rio. A agência responsável pelo projeto localmente, que ganhou o nome “Bolt in Rio”, foi a Prole, com quem a Puma vem realizando ações no Brasil.

Bolt chegou à capital fluminense Rio de Janeiro nesta terça-feira (23), visitou as obras preparatórias para as Olimpíadas, participou de coletiva para a imprensa na Vila Olímpica do Mato Alto junto com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, de sessão de fotos no estádio do Engenhão, e realizou algumas promoções com a Puma pela cidade, como na loja Centauro do Shopping Leblon, onde alguns consumidores tiveram nove segundos e 58 centésimos — a clássica marca de Bolt nos 100 metros rasos — para pegar quantos produtos da Puma pudessem, de graça. Na noite de terça foi promovida uma festa para o atleta no clube 00, na Gávea, com hora marcada para… 9h58 da noite.

“A relação entre a Puma e Bolt começou como um apoio e hoje é uma das principais ferramentas de marketing da marca no mundo”, disse Marcelo Nicolau, gerente de marketing da empresa no Brasil. A Puma começou a apoiar Bolt em 2002, quando ele tinha apenas 15 anos, e tornou-se o mais jovem campeão mundial júnior de atletismo da história. O patrocínio oficial começou em 2003. Bonachão, Bolt disse na coletiva que quer aprender a sambar, que acha que daria um excelente jogador de futebol e que pretende estar em forma aos 30 anos para conquistar medalhas nos jogos olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

Do Rio, Bolt retorna para a Jamaica — país de origem do corredor e com o qual a Puma mantém fortes ligações, em especial através do patrocínio a atletas. Em 2001, a Puma iniciou o apoio à JOA (Associação Olímpica da Jamaica), ampliada depois para a Associação Administrativa de Atletismo da Jamaica, que supervisiona todos os atletas amadores do atletismo jamaicano. No mesmo ano, começou a patrocinar o Inter-Secondary Schools Boys & Girls Athletic Championships, uma competição anual entre as melhores equipes de atletismo das escolas jamaicanas, na qual o próprio Bolt já competiu. Além dele, a Puma patrocina outros sete atletas jamaicanos.