“Bons anúncios não se parecem mais com anúncios”

Divulgação

Tor Myhren, CEO da Grey New York

“Anúncios não se parecem mais com anúncios. Se ele parecer, provavelmente não será muito bom”. A frase é do CEO da Grey de Nova York, Tor Myhren, que veio ao Brasil para participar do Festival do Clube de Criação de São Paulo. Ele encerrou o evento neste domingo (20) com a palestra “como situações ruins forçam a criatividade”.

O criativo de uma das agências mais premiadas do último festival de Cannes apresentou o pensamento que guia a eficiência da rede Grey. Mihren mostrou o grau de notas que, segundo os líderes da Grey, diferenciam as campanhas. A lista vai da nota um, que é quando uma ideia é considerada tóxica e traz resultados ruins para o cliente, para a agência e para o próprio publicitário, até dez, que é quando uma campanha pode ser classificada na lista como “a melhor do mundo”.

O conceito garantiu à Grey quatro Grand Prix para agências de três países no Cannes Lions 2015. Segundo Myhren, uma ideia realmente original, digna de ganhar ao menos um Leão de bronze, é tido como grau sete de acordo com o pensamento da empresa.

Para que seja considerada realmente inovadora, segundo o CEO do escritório de Nova York, a campanha precisa reunir algumas características, como nascer de uma mente criativa e ser melhorada por um time altamente criativo e ter apelos atraentes para as pessoas de acordo com o que os consumidores estão conectados, além de não ser conduzido com um foco errado, o que pode destruir a ideia. Myhren destaca que atualmente as ações com chances de obter mais sucesso estão relacionadas com elemento de Hollywood, Vale do Silício, esportes, games, memes de internet, música e a bunda da celebrity Kim Kardashian. Ele destaca a imagem abaixo como um dos melhores anúncios dos últimos tempos. “E na verdade nem é um anúncio. É uma imagem”, diz.

Divulgação

Capa da revista Paper com Kim Kardashian que viralizou como um anúncio sem ser anúncio

Outros exemplos enaltecidos foram a campanha do famoso Ice Bucket Challenge, o spray de sobrevivência da Volvo para ciclistas e uma ação de conscientização sobre o uso de armas nos Estados Unidos, em que compradores entravam em uma loja de armas e eram apresentados a pistolas e semiautomáticas que tinham causado a morte de crianças e outras pessoas inocentes.

https://youtube.com/watch?v=6TLzOW39WXw

O CEO da Grey Nova York ainda terminou dizendo que nunca ninguém deve pensar que não é criativo, pois tal pensamento pode realmente limitar o potencial, e reforçou a força de um bom trabalho. “grandes trabalhos resolvem todos os problemas de todos. Até quando você está insatisfeito com o seu chefe, por exemplo, pois ao fazer um grande trabalho você ficará em evidência e poderá receber melhores propostas”, finalizou Myhren. “A motivação precisa partir, em primeiro lugar, de você mesmo”.