BossaNovaFilms investe em entretenimento
A BossaNovaFilms, dos sócios Denise Gomes, Edu Tibiriçá, Julio Xavier, Paula Trabulsi e Willy Biondani, tem motivos de sobra para comemorar seu sétimo ano de existência. Com um casting renovado, composto por profissionais nacionais e internacionais de peso, e dezenas de projetos entregues ou em fase de desenvolvimento, a produtora trabalha intensamente para consolidar seu novo posicionamento no mercado: o de ser “uma produtora com muitos olhares”. Entre seus principais objetivos, já em vias de ser alcançado, está o equilíbrio do investimento financeiro entre entretenimento e publicidade.
“Queremos dar ao entretenimento a mesma relevância financeira dada à publicidade. Hoje, 70% é conteúdo publicitário e 30%, entretenimento. Mas, até 2014, esperamos equilibrar esse número para 50/50”, afirma Tibiriçá, produtor executivo da área de publicidade. “Ao longo dos anos, nós nos desafiamos a conquistar o território do entretenimento de forma relevante e com produtividade. Investimos nessa área não só para nós mesmos, mas para melhorar o mercado e abrir as portas do Brasil para o mundo. Agora, estamos em uma fase de amadurecimento e de celebração, já que a indústria do entretenimento nunca foi tão forte no país”, acrescenta a diretora de cena e gestora de comunicação Paula Trabulsi.
Além do time de sócios, a BossaNova tem em sua equipe Luiz Ferré, Andrés Wood, Fábio Soares, Kátia Lund, Riki Saul, Watta Fernandez, Alexandre Lucas (que faz dupla com Willy Biondani), Isaac Niemand (que se une à Paula Trabulsi), Tiago Soban, Giuliano Saade, Gonzalo Llorente (Gonzo), Julio Xavier, Lawrence Wahba, Luiz Villaça, Pucho Mentasti, Walter Carvalho e as duplas Julián & Alejo e Carla M. e Gabi Brites. “Temos um time totalmente múltiplo, formado por profissionais com olhares e características distintas que, juntos, estão prontos para entregar tudo o que for pedido”, diz Trabulsi.
Em 2011, foi lançado, em coprodução com Filmes do Tejo II, o primeiro documentário da BossaNova, “O samba que mora em mim”, dirigido por Georgia Guerra-Peixe (Joca), hoje na Delicatessen. Vencedor do Prêmio Especial do júri oficial da 34ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o filme é ambientado no Morro de Mangueira, na cidade do Rio de Janeiro, no período do pré-Carnaval.
Entre as apostas da produtora para 2012, estão o documentário “Tropicália”, dirigido por Marcelo Machado e com lançamento previsto para setembro nos cinemas, sendo posteriormente exibido na televisão pelas emissoras VH1 e Record; a série de TV “Brasil Secreto”, sobre o Pantanal, coproduzido em parceria com a National Geographic International e a ser lançada em novembro; “Reino Animal”, série coproduzida em parceria com Fox International Channels Brasil e Globo Internacional, em que o documentarista Lawrence Wahba mostra os esforços para preservar animais ao redor do mundo; e “Astro”, primeiro projeto transmídia da produtora, dirigido por Paula Trabulsi e com estreia marcada para setembro.
“O ‘Astro’ tem como centro um longa-metragem colaborativo, que reúne artistas plásticos, músicos e atores de vários lugares do mundo. Trata-se de uma fábula urbana em um Rio de Janeiro mágico”, explica Trabulsi. Quatro produções cinematográficas estão em fase de captação: “São Silvestre”, “O circo de Santo Amaro”, “Tudo bom, tudo bem” e “Linha do desejo”.
Um dos últimos trabalhos desenvolvidos, o longa “Violeta foi para o céu”, coprodução entre BossaNova, a chilena Wood Producciones e a argentina Maiz Producciones, colocou a produtora em destaque ao se consagrar vencedor da categoria World Cinema Dramatic Competition (Grande Prêmio do Júri Internacional do Cinema Mundial Dramático) na edição 2012 do Sundance Film, um dos mais importantes festivais de cinema do mundo, além de ter sido escolhido para disputar uma vaga no Oscar na categoria Melhor Filme Estrangeiro.
O filme marcou a chegada na produtora de Andrés Wood, aclamado diretor de “Machuca” – longa sobre a vida de duas crianças no Chile dos anos 70, pouco antes do golpe militar de Augusto Pinochet que narra a história da cantora, artista plástica, romancista, poetisa e compositora chilena Violeta Parra, considerada umas das mais importantes do país.
“Antigamente, as produtoras com viés de publicidade sempre viam o entretenimento como forma de confortar os diretores, que sentiam necessidade de desenvolver outros projetos. Felizmente, isso mudou e, agora, buscamos projetos com diferentes olhares, para diferentes formatos, com linguagens diversas. Não há mais divisões por áreas e não queremos ser uma produtora de alguma coisa específica. A única preocupação é reter talentos e desenvolver bons projetos. Nosso patrimônio são as pessoas”, conta Tibiriçá. A expectativa da produtora é atingir, até 2014, R$ 100 milhões em faturamento.