Boticário promete novas ações em defesa da ampliação da licença parental
Filme reforça elo entre pais e filhos
Não é de hoje que o Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions premia campanhas pautadas por temas sociais. Preconceito, desigualdade e clima são causas recorrentes. A propaganda tem o dom de conscientizar as pessoas para mudanças de comportamento, mas o festival enrijeceu os critérios e passou a privilegiar ações com potencial de perenidade e resultados. ONGs já não fisgam tantos Leões.
“Não queremos ver as marcas fazendo filantropia e sim ganhando dinheiro fazendo o bem”, disse o chief creative officer da Colenso BBDO, da Nova Zelândia, Simon Vicars, presidente do júri de Audio & Radio Lions, no dia 17 de junho, durante a apresentação dos vencedores da competição no Cannes Lions 2024.
Com a campanha ‘5 days? Give a break’, a AlmapBBDO não trouxe só o Bronze em Glass: The Lion for Change, o único do Brasil na categoria neste ano. O projeto criado para O Boticário incute na sociedade um tema premente. A mulher tem 120 dias de licença-maternidade, mas o homem apenas cinco.
“Até quando vamos achar que cinco dias são suficientes?”, questiona a marca no filme ‘Instinto paterno’, lançado no Dia dos Pais de 2023. As cenas retratam os primeiros seis dias na vida de um pai e seu bebê, convidando as pessoas a refletirem sobre o papel do homem na criação dos filhos.
O projeto não para aí. O Grupo Boticário pretende “continuar reforçando esse elo”, avisa Marcela De Masi, diretora-executiva de branding e comunicação da companhia, que está prestes a colocar novas campanhas no ar. O próximo Dia dos Pais será comemorado em 11 de agosto.
A continuidade vem como um empurrão para autoridades envolvidas na mudança da lei que regulamenta o benefício. Nomeada como presidente da primeira Frente Parlamentar Mista pela Licença-Paternidade no Congresso Nacional, a deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) está à frente da iniciativa que busca atualizar uma norma discutida há quase 40 anos no Brasil.
"A campanha chama toda a sociedade, mas pede ação também das empresas. Afinal, elas promoverão a mudança, que demanda esforço financeiro", sinaliza Camilla Massari, VP de atendimento e negócios da AlmapBBDO.
Leia a matéria completa na edição do propmark do dia 15 de julho de 2024