Boticário volta a apostar na emoção para engajar audiência no Natal
Nos últimos anos as campanhas de Natal do Boticário têm apostado na emoção para engajar o público com as suas histórias: o casal separado que se une para celebrar a data com a filha pequena, o padrasto que comemora o Dia dos Pais com a enteada que viu crescer, a mãe que percebe que, com a rotina, tende a expressar menos os seus sentimentos pelos filhos, entre outras. Neste ano, uma das peças da marca também trilha o mesmo caminho.
No filme “Coral”, criado pela AlmapBBDO, a mãe passa por uma experiência bastante emocionante ao conduzir o coral de fim de ano da escola onde atua. O comercial conta com a participação especial de um ator mirim portador de deficiência auditiva.
Com uma carga um pouco menos emocional, os outros dois filmes da campanha de Natal são “Rena”, que mostra a inusitada saída que a mãe encontra para realizar o pedido de presente do filho pequeno, e “Trigêmeas”, que apresenta a inteligente solução encontrada pelo pai para presentear as sobrinhas trigêmeas.
De acordo com a AlmapBBDO, o trabalho de comunicação tem o formato de mockumentary, linguagem documental de ficção comum aos seriados. Para isso, todas as peças contam com o mesmo núcleo familiar ficcional, formado por personagens fixos e centrais. As histórias ainda terão desdobramentos nos meios digitais e também em ações off ao longo das campanhas.
Para aprofundar ainda mais o conhecimento da família e fortalecer o vínculo com os consumidores, a Almap também desenvolveu ações digitais. Uma delas foi a “Invasão da Família Boti”, em que os personagens ajudam a audiência a compartilhar e combinar sentimentos, palavras e Boticário, com linguagem e usos nativos da rede.
Em outra ação, “Boti, me ajuda no presente!”, um app atrelado ao Facebook permite que o usuário responda um quiz e, com base nos resultados, escolha o presente que combina com familiares, amigos e pretendentes.