Boutiques de comunicação possuem especialidades variadas

Gustavo Mini e Davi Cury são os responsáveis pelo report BoomBoutique/Foto: Divulgação

A BPool, plataforma de curadoria, contratação e gestão de serviços de marketing, e a DZ Estúdio lançaram a 1a edição do BoomBoutique, um report com entrevistas de lideranças do mercado que analisa as movimentações e práticas de boutiques de comunicação no país.

O estudo feito entre dezembro do ano passado e fevereiro deste ano, capitaneado por Davi Cury, sócio e head de operações da BPool, e por Gustavo Mini, head de estratégia da DZ Estúdio, considerou os dados abertos do LinkedIn para identificar categorias e tamanhos de empresas que representam as boutiques. Em seguida, buscou-se no banco de cadastrados da BPool, parceiros e clientes para formar uma amostra correspondente. Após analisar 2.880 empresas, a equipe de Mini selecionou 21 representantes (incluindo executivos do marketing das marcas contratantes e CEOs, CCOs, sócios e fundadores das boutiques) para fazer a pesquisa.

Três descobertas aparecem em praticamente todas as entrevistas, a primeira delas, apesar do fenômeno da fragmentação do mercado de comunicação e o modelo de boutiques já existirem há algum tempo, é o de que estão passando por um novo momento: existem novas e mais variadas boutiques em termos de abordagem e disciplinas.

Em segundo lugar, descobriu-se que existe uma vontade muito grande de profissionais de comunicação e marketing em fundarem, trabalharem ou serem atendidos por boutiques. “Em terceiro lugar, descobrimos que existe ainda um enorme desconhecimento quanto ao potencial das boutiques. Muitos profissionais não conhecem todas as opções disponíveis e os métodos de trabalho entre boutiques e marcas ainda estão sendo criados à medida em que o mercado amadurece”, comenta Mini.

“Enxergamos a necessidade de fazer este ano para consolidar a tese de o porquê a BPool existe e vem crescendo a cada semestre, que é a de que existe um forte movimento de fragmentação do mercado de comunicação que é benéfico para profissionais da área e para empresas contratantes”, disse Cury.

Participaram dessa 1a edição do BoomBoutique: Alessandra Giner, Marketing Director and Partner da Stone; Daniele Mattos, Sócia-Fundadora da Indique uma Preta; Diego Limberti,Founder da Solid; Fabiola Fontes, CEO da Agência da Vila; Fernando Gama, Sr. Marketing Manager da RB; Felipe Macedo, Diretor e Sócio da Bistrô Filmes; Helene Hermes, CEO e fundadora da The Grid; Hugo Collier, CEO da AB Lab; Kika Brandão,Head da Estúdio Eixo; Luana Nardez, Associate Brand Manager da Kellogg’s; Luize Araújo,Sócia e Fundadora da Motora Design; Marcelo Siqueira,CCO e Co-founder da 11:11; Mayra Nogueira, Head of Innovation Strategy da AMBEV; Rennê Nunes, CEO da UP Lab; Samia Abdul, Brand Manager da Kellogg’s; Sheila Vieira, Sr. Procurement Manager do O Boticário; Valmir Leite, CEO da The Heart; Wilson Mateos, CCO e Co-founder da 11:11; Zé Pedro Paz, Sócio e CCO da DZ Estúdio e duas executivas de empresas de bens de consumo que solicitaram anonimato.

O acesso completo ao estudo está disponível no site www.bpool.co/boomboutique.