Box1824 enxuga equipe e adota nova estrutura
A empresa de pesquisa Box1824 demitiu na semana passada 16 funcionários, cerca de 30% do efetivo da casa. Os cortes atingiram os cargos de gerência, que foram eliminados, assim como os setores de pesquisa de campo e de recrutamento. Foram mantidas as diretorias e o atendimento. A área de planejamento se transformou em conteúdo. Com a redução, a companhia tem agora 38 pessoas.
De acordo com a empresa, as demissões fazem parte de um plano de reestruturação. A partir de agora, ela trabalhará em um sistema de rede, o que significa que se unirá a outras empresas na execução de projetos, a exemplo do que vinha fazendo com sua unidade de inovação Box+. “Estamos mudando a maneira de produzir. Nos últimos anos conhecemos muitas pessoas e formamos muita gente, que montaram outras empresas e podem ser nossos parceiros agora. Acreditamos que esse modelo pode ser mais criativo e mais descentralizado, ao mantermos constante contato com diferentes culturas”, afirmou Rony Rodrigues, sócio da Box1824.
Fundada em 2003 por Rodrigues e João Mognon Cavalcanti, a companhia ganhou destaque por suas metodologias pouco convencionais na pesquisa de mercado qualitativa e pelo foco no grupo consumidor com faixa etária entre 18 e 24 anos, considerado influenciador no cenário de compra. Em sua página no LinkedIn, a empresa afirma que tem uma estrutura descentralizada de trabalho, “sem sede formal, sala de reuniões, horário fixo ou cartões de visita”. “A empresa adota o conceito de home-office e não cobra jornadas, estabelecendo com os colaboradores uma política de cronogramas e metas a cumprir”, diz.
Entre os clientes da casa estão algumas das maiores empresas do país, como Itaú, Fiat, Vivo, PepsiCo e Ambev. Nos últimos anos, a Box1824 trabalhou com a Fiat no lançamento do Novo Uno, em 2010, ao analisar a resposta de consumidores ao carro, e na concepção de estudos como “We all want to be young”, em 2010, sobre a Geração Y, e “Sonho Brasileiro”, sobre jovens de periferia, em 2011.
Recentemente, em parceria com o K-Hole, coletivo norte-americano de estudos sobre tendências, a empresa lançou o “Youthmode: Um estudo sobre liberdade”. No primeiro semestre deste ano, ela ainda realizou projetos para as matrizes de Burger King e Budweiser nos Estados Unidos.