Bradesco acrescenta diversidade à narrativa de Natal com vagalumes

Publicis trabalhou com pais e especialistas em Síndrome de Down para reproduzir expressões de crianças e dar vida a Vitinho (Divulgação)

O Bradesco estreia nesta segunda-feira (9) seu novo filme de Natal. Sob o mote Em 2020, brilhe do seu jeito, o curta de três minutos assinado pela Publicis Brasil e produzido pela Zombie Studios terá exibição simultânea, às 20h31, em TV aberta, fechada e internet.

A estratégia de mídia da campanha, que tem como peça central a animação em 3D, contempla Globo, Globosat, Rede TV!, SBT, Record TV, Band, Globo.com e YouTube. Além disso, também estão previstas peças em mídia exterior, digital e impresso.

O filme dá continuidade à fábula iniciada em 2018, mas com foco maior à diversidade. Este ano, a vagalume Luna recebe apoio de Vitinho, um garoto com Síndrome de Down, para salvar um grupo de insetos. De acordo com Márcio Parizotto, diretor de marketing do Bradesco, o público valoriza a diversidade.

“A primeira campanha do vagalume, no fim do ano passado, se tornou o comercial mais visto do YouTube no Brasil. E essa nova fase da campanha é uma continuação daquela história que emocionou tantas pessoas.”

Para o executivo, o banco tem como propósito a inclusão financeira e social. “Podemos afirmar que diversidade e inclusão sempre estiveram presentes na pauta. Essa nova campanha revela um pouco desse propósito, que acredita que tem um papel social de gerar conversas sobre temas relevantes para a sociedade e contribuir para encurtar a distância entre discurso e realidade”, defende.

“Nos últimos anos, a comunicação do Bradesco vem evoluindo sua narrativa em torno de conceitos como diversidade, acessibilidade, tolerância, igualdade, equidade e inclusão. É um jeito de se conectar de forma genuína e legítima com as pessoas”, complementa.

A campanha se junta a outras iniciativas da instituição, como o Bradesco Women e o projeto Bravoz, que reforça o movimento #AliadosPeloRespeito, nascido no Bradesco para gerar reflexão sobre raça, gênero, sexualidade e deficiência.

De acordo com Domenico Massareto, CCO da Publicis, do briefing até a estreia, foram necessários seis meses de trabalho para dar vida ao filme. “Nós sabemos que, ao tratar de um tema com esse, é preciso ter muito cuidado e respeito para que a abordagem seja sensível e realista. Por isso, buscamos o apoio de médicos especialistas do Centro de Estudos e Pesquisas Clínicas de São Paulo (CEPEC-SP) e de pais de crianças com Síndrome de Down. Com a ajuda deles e a pesquisa detalhada de reações, movimentos e expressões feita pela produtora, nosso time conseguiu contar essa história reproduzindo características físicas e emocionais de crianças com Down e dar vida ao Vitinho”, aponta.

O comercial é embalado pela música Hero, de Mariah Carey, interpretada pela cantora e compositora brasileira Ráae. “Este ano fizemos um arranjo musical em parceria com a Satélite Áudio, mudando a harmonia da canção de acordo com o tom e a tensão narrativa de cada cena e aumentando ainda mais a emoção da história”, diz Massareto.

Outra curiosidade é que os personagens do filme de 2018 também aparecem na história, além de diversas mascotes que ajudaram a construir a história da marca. “O filme tem um trabalho de autorreferência interessante. Por meio das mascotes resgatamos a história do Bradesco, de seus serviços, produtos e, também, da sua comunicação”, conclui o criativo.