Brahma anuncia parceria com Vasco da Gama

O acordo de parceria fechado entre o Clube de Regatas Vasco da Gama e a Brahma (Ambev) inaugura no Brasil um relacionamento baseado no chamado Investimento Cooperado. A ideia é que os torcedores não só participem ativamente desta parceria com opiniões, mas também contribuam financeiramente. De acordo com a parceria, o clube deve receber, da Ambev, cerca de R$ 2,5 milhões por ano. “Não é parceria comercial, não é patrocínio. Queremos trabalhar com benefícios de ações de marketing para o clube e no contato com o torcedor. É uma novidade no Brasil e tem que ser baseada na confiança. O torcedor tem que enxergar as benfeitorias sendo feitas no Clube e saber, sempre, para onde seu dinheiro está indo”, disse Rafael Pulcinelli, gerente de marketing da Ambev.

Dentro de um mês, segundo Pulcinelli, nos sites do Vasco e da Brahma, os fãs do clube carioca poderão escolher qual a primeira benfeitoria fruto da parceria: reforma do vestiário dos profissionais ou da sala de musculação de São Januário. O torcedor deverá investir em metade do valor da reforma, enquanto a marca Brahma completará o valor restante. Todos os torcedores que contribuírem para o projeto terão seus nomes numa placa instalada no local da obra. Ao longo dos próximos meses, os vascaínos poderão escolher novas iniciativas, que estarão listadas nos mesmos sites. O clube tem hoje cerca de 8 milhões de torcedores, de acordo com a última pesquisa Lance!-Ibope, ocupando o quinto lugar no ranking nacional de clubes.

O modo como as contribuições de torcedores serão feitas ainda está sendo fechado, mas deve ser criada uma conta bancária para concentrar as contribuições, com informações permanentemente divulgadas. Os valores também não foram definidos. A marca Brahma entrará nas placas do centro de treinamento em São Januário, no site, backdrops (painéis), entre outras propriedades no estádio. Além disso, a empresa investirá na criação de bares temáticos do Vasco no Rio, reformará o bar de São Januário e trabalhará na divulgação da marca Vasco através da cerveja tematizada do clube, que terá parte de suas vendas revertida para o Clube.

O presidente do Vasco, Roberto Dinamite, disse na coletiva em São Januário que “a Ambev tem dado ao esporte brasileiro condições de se desenvolver através de suas ações e que essa parceria tem como foco o torcedor”. Segundo Pulcinelli, a Ambev pretende adotar esse modelo de parceria com o Fluminense e o Flamengo.

por Claudia Penteado