Brand Finance: Itaú é a marca brasileira mais valorizada; Apple lidera

Banco aumentou o valor da sua marca em 3% e está avaliada em US$ 8,6 bilhões; BB também aparece na lista divulgada nesta terça (21)

Novo relatório da consultoria Brand Finance trouxe o Itaú como a marca brasileira mais valorizada entre as 500 maiores do mundo. O banco aumentou o valor da sua marca em 3% e está avaliada em US$ 8,6 bilhões.

Apesar do aumento no valor da marca, o Itaú caiu 11 posições no ranking, ficando na 274ª posição. O banco também registrou um aumento na pontuação do Índice de Força da Marca (BSI) para 78,1 em 100.

Outra marca brasileira no ranking da Brand Finance, o Banco do Brasil ocupa o 467º lugar, um declínio de 36 pontos após uma redução de 4% no valor da marca, para US$ 5,2 bilhões.

Mas o primeiro lugar do Global 500 2025 ficou novamente com a Apple, que teve seu valor aumentado em 11%, indo de US$ 516,6 bilhões em 2024 para US$ 574,5 bilhões em 2025.

Esse crescimento mantém a Apple à frente de sua rival mais próxima, a Microsoft, cujo valor de marca cresceu 35% para US$ 461 bilhões. Exceto em 2023, quando a Apple ficou brevemente atrás da Amazon por uma margem de apenas 1%, ela manteve o primeiro lugar como a marca mais valiosa do mundo desde 2021.

O Google, a terceira marca mais valiosa do mundo, viu seu valor de marca aumentar em 24% para US$ 413 bilhões. Os investimentos contínuos em IA melhoraram a reputação do Google em inovação, ao mesmo tempo em que fortaleceram seu apelo e confiança do consumidor.

Eduardo Chaves, diretor-geral da Brand Finance Brasil, disse que o ranking reflete não apenas o sucesso financeiro, mas também a eficácia da gestão estratégica de marcas na navegação de mercados complexos e competitivos.

"A participação de duas marcas brasileiras neste ranking ressalta o papel crítico da integração da marca com métricas de desempenho, garantindo que a promessa de uma marca se alinhe perfeitamente com sua entrega operacional", disse.

(Crédito: Foto de José Gil na Unsplash)