Brasil chega aos Jogos Paralímpicos de Paris com seis patrocinadores

Loterias Caixa, Braskem, Toyota, Ajinomoto, Havaianas e a Asics são as empresas que estarão ao lado do CPB

O clima olímpico ainda está pairando por Paris e, a partir desta quarta-feira (28), a cidade se tornará o palco dos Jogos Paralímpicos de 2024.

Neste ano, o Comitê Paralímpico Brasileiro contará com a maior delegação dos Jogos fora do Brasil, totalizando 280, sendo 255 PCDs (138 homens e 117 mulheres), 19 atletas-guia (18 para o atletismo e 1 para o triatlo), três calheiros da bocha, dois goleiros do futebol de cegos e um timoneiro do remo.

A equipe também contará com seis patrocinadores, Loterias Caixa, Braskem, Toyota, Ajinomoto, Havaianas e a Asics, que entrou no hall das marcas em 2023, no Jogos Parapan-Americanos de Santiago. Além destes, o CPB ainda tem parceria com Sesi, Sebrae, KPMG, Aliança Francesa, The Adecco Group, EY Institute, Cambridge e Estácio.

Delegação do Halterofilismo posa para foto em frente ao prédio do Brasil na Vila Paralímpica, em Paris (Crédito: Isabela Vergani/CPB)

"Ter grandes parceiros como esses nos permite alcançar uma grande fatia do público e reafirmar a nossa missão, a de promover o esporte paralímpico, da iniciação ao alto rendimento e a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade", afirmou Loraine Rícino, diretora de marketing do CPB.

Para convidar o público a torcer pelos atletas que irão representar o Brasil na competição, o Comitê lançou uma campanha institucional, intitulada como "Mais que vencedores, brasileiros".

A peça, assinada pela Bushatsky Filmes e Ogilvy Brasil, visa engrossar o coro da torcida e aumentar a consciência da população sobre a inclusão.

Além disso, o CPB também lançou a série "Da inclusão ai pódio", que conta com quatro episódios de 20 minutos que irão ao ar no sportv e no Globoplay e contarão sobre as jornadas pessoais e profissionais dos atletas.

O projeto busca revelar as diversas camadas do Movimento Paralímpico, abordando não apenas o esporte, mas também questões de inclusão, representatividade e a importância de referências positivas para as novas gerações.

Transmissões
Os Jogos Paralímpicos deste ano serão transmitidos pelo Grupo Globo, de forma multiplataforma, com 10 horas de conteúdo ao vivo no sportv2, Globoplay, ge e redes sociais.  

A empresa irá transmitir as cerimônias de abertura e encerramento e oito modalidades, sendo elas natação, basquete em cadeira de rodas, futebol de cegos, vôlei sentado, judô, goalball e ciclismo.

Já na internet, a transmissão ficará sob responsabilidade do Comitê Paralímpico Internacional, que fechou uma parceria com o Youtube e irá contar com mais de mil horas de programação.

Visibilidade
Apesar deste ser o ciclo Paralímpico que CPB conta com mais patrocínios ao longo de toda a história, chama atenção o fato de que o total ainda é muito abaixo do visto nos Jogos Olímpicos, onde o Time Brasil pôde contar com 20 marcas patrocinadoras.

A diferença nas transmissões também é gritante. As Paralimpíadas terão uma cobertura mais enxuta do que a vista nas Olimpíadas, onde os jogos tiveram uma ampla cobertura, envolvendo TV aberta, fechada e, pela primeira vez, no Youtube via CazéTV, que produziu mais de 800 horas de conteúdo ao vivo, programas e reprises dos jogos. O canal não irá transmitir os Jogos Paralímpicos.