Brasil começa D&AD 2019 com 81 finalistas

Detalhe de imagem do case “Tagwords”, da Africa para AB Inbev

Terminaram nesta última ksegunda-feira (20), em Londres os trabalhos dos júris das 35 competições que integram o D&AD 2019. Os jurados avaliaram um total de 24,6 mil trabalhos e selecionaram 1.642 para disputar os prêmios, que são os  Lápis de Madeira (equivalente a bronze), Lápis de Grafite (prata), Lápis Amarelo (ouro) e Lápis Preto (Grand Prix). O festival foi aberto hoje (21) ao público, na Old Truman Brewery, na capital inglesa, e os organizadores esperam a participação de cerca de 3 mil pessoas que vão acompanhar uma programação de palesstras e seminários diversos sobre talento, criatividade e inovação, a exibição dos trabalhos finalistas e a premiação, propriamente dita, que acontece no encerramento do festival, na noite desta próxima quinta-feira (23).

O Brasil classificou 81 trabalhos nos shortlists e ocupa o quarto lugar no ranking de países com o maior número de finalistas. Os Estados Unidos lideram com 481 trabalhos. Na sequência, vêm o Reino Unido, com 333, e a França, com 82. A Alemanha aparece em quinto lugar com 78 finalistas. 

As competições nas quais o Brasil apresenta as maiores possibilidades de conquistar prêmios são a Digital Marketing. com 15 finalistas, e a competição de Mídia, com 13. As chances de prêmio também se mostram significativas na competição de Press & Outdoor, com 10 finalistas, Digital Design, e Relações Públicas, ambas com seis cases do Brasil no shortlist.

Cena do comercial “Endless Stories”, da Almap para Getty Images, finalista no D&AD

Em Film Advertising, uma das competições consideradas mais difíceis dentro de um festival internacionalmente reconhecido pelo rigor do júri, o Brasil classificou dois finalistas, o comercial “The Endless Ad“, da Wieden+Kennedy para Old Spice, e “Endless Stories“, da AlmapBBDO para Getty Images. O case da Almap para a Getty, aliás, está entre os trabalhos brasileiros com maiores chances de prêmio já que ele aparece em oito posições de shortlist. Entre os trabalhos brasileiros com chances de prêmio, pelos resultados dos shortlists, também estão o case “Tagwords“, da Africa para AB Inbev,  “Detector de Corrupção“, da Grey para Reclame Aqui, “WTFRonaldo“, da AlmapBBDO para Mars,  e “#Mygame,Myname“, da Africa para Vivo.