Brasil compete com dez peças no Clio Awards
Entre amanhã (14) e sexta-feira, o Clio Awards, um dos mais importantes prêmios do mercado publicitário, revelará os premiados de sua edição 2008 em evento realizado em South Beach, na Flórida.
Das 12 categorias: Anúncios, Content & Contact, Design, Inovação, Integrated, Interactive, Poster, Print, Print: Direct Mail, Rádio, TV/Cinema/Digital e Estudantes, o Brasil integra o shorlist de três: Print, TV/Cinema/Digital e Print: Direct Mail.
Em print, o País compete com oito peças, sendo quatro da AlmpaBBDO, duas da Leo Burnett e duas da F/Nazca. Na categioria TV/Cinema/Digital, apenas um representante brasileiro: a peça “Transformer Boxes”, da DM9DDB para a Luft Logistics. Em Print: Direct Mail, o Brasil também concorre com apenas um trabalho: “Freedom Box”, da MatosGrey para a Harley-Davidson.
Uma categoria especial, a Clio Future Gold | Young, que premia jovens criativos com menos de 30 anos, também possui brasileiros entre os finalistas: o redator Edson Shundi, da DM9DDB; e o diretor de arte Danilo Boer, da AlmapBBDO.
Entre os jurados, o Brasil é representado por seis profissionais: Ricardo Figueira, VP de Criação da Isobar Latin America; Andre Matarazzo, Diretor de Criação da Gringo; e PJ Pereira, co-fundador da Pereira & O’Dell, que integram a categoria Interactive. Em Print, está Fernando Campos, Diretor de Criação da Santa Clara. Rodolfo Sampaio, Diretor de Criação da DM9DDB integra a categoria Rádio. E Ruy Lindenberg, VP de Criação da Leo Burnett, é o representante brasileiro no júri de TV/Cinema/Digital.
O Clio Awards foi criado em 1959 por Wallace A. Ross, para reconhecer a excelência criativa no campo da publicidade. A partir de 1965, o evento, antes restrito ao mercado norte-americano, começou a avaliar trabalhos internacionais. Em 1972, Bill Evans adquiriu os direitos sobre o festival, construindo o status da competição até o final dos anos 80. Em 1991, o Clio Awards passou para as mãos de Ruth Ratny, publisher da Screen Magazine, de Chicago, sendo por ela revendido no ano seguinte a Jim Smyth. Em 1997, Smyth negocia o prêmio junto a BPI Communications em Nova York, uma subsidiária do conglomerado de mídia e pesquisa alemão VNU. Desde 2001, o prêmio é realizado no Art Déco de South Miami Beach, Flórida. Durante quatro dias, profissionais de todo o mundo contam com palestras e exposições dos trabalhos concorrentes.
Claudia Pereira