O mercado brasileiro vai à 54ª edição do Festival Internacional de Publicidade de Cannes com 2.203 peças inscritas, volume 13% menor do que no ano passado quando participou com 2.537 anúncios, filmes, banners, sites, mídia exterior, rádio e cases de mídia, marketing promocional e titanium. O País fica atrás apenas dos Estados Unidos que participam do evento com 3.569 trabalhos e a Alemanha com 2.310. No total, foram inscritas 25.660 peças, um crescimento de 3,2% sobre as 24.863 de 2006. “Pelo 4º ano consecutivo temos um recorde no número de inscrições. Vemos que o maior crescimento acontece nas categorias como Integrated, Titanium, Promo e Radio. Registramos também em Cyber, Media, Outdoor e Direct. Já na categoria Film, percebemos declínio, tendência já observada nos últimos três anos, disse Terry Savage, presidente-executivo do Cannes Lions. “As tendências da indústria continuam a evoluir e a mostrar que um trabalho de âmbito global em Cannes é cada vez mais importante”, acrescentou. Confira abaixo o ranking das agências que mais inscreveram peças no festival em 2007 e as inscrições de 2006:
RANKING 2007
Total – Agência
260 – F/Nazca
165 – DM9DDB
144 – MatosGrey
106 – JWThompson
102 – Leo Burnett
99 – McCann Erickson
93 – Lew’Lara
86 – NeogamaBBH
77 – Publicis Brasil
70 – Ogilvy Brasil
70 – Talent
62 – AgênciaClick
61 – Fischer América
58 – AlmapBBDO
RANKING 2006
Total – Agência
278 – AlmapBBDO
240 – F/Nazca
177 – DM9DDB
160 – JWThompson
147 – Fischer América SP
126 – Giovanni,FCB SP
120 – Lew’Lara
112 – DPZ São Paulo
104 – McCann Erickson SP
100 – Leo Burnett
66 – Dentsu Latin America
66 – Publicis Brasil SP
64 – Ogilvy Brasil SP
52 – AgênciaClick
Paulo Macedo