Brasil compõe estratégia de comunicação da Coca-Cola para Copa
A Coca-Cola estreia a sua campanha de marketing da Copa do Mundo da África do Sul como pontapé inicial de um ciclo que se estende até a Copa do Mundo do Brasil, em 2014.
Segundo a companhia, o Brasil terá papel essencial na construção da campanha global, por ser o país do futebol, futura sede da Copa do Mundo e por ter em sua história forte associação com a cultura africana. Além de inspirar a campanha, o Brasil também será protagonista: os filmes foram rodados no País e têm artistas nacionais no elenco.
A participação do Brasil nas ações globais de Copa do Mundo se reflete nos investimentos. No ciclo de 2010 a 2014, os investimentos totais do Sistema Coca-Cola Brasil chegarão a R$ 11 bilhões, contra R$ 6 bilhões no período de 2005 a 2009. E o montante previsto especificamente para ações de marketing na Copa do Mundo da África do Sul já é mais que o dobro do que foi aplicado na Copa do Mundo da Alemanha, em 2006. Com a decisão de ampliar investimentos até 2014, a Coca-Cola Brasil também planeja duplicar a sua equipe de marketing até a Copa do Mundo do Brasil.
Com o conceito criativo “Comemore do seu jeito”, a campanha de Coca-Cola para a Copa do Mundo da África do Sul convida as pessoas a expressarem, de forma espontânea e desinibida, a felicidade do momento maior do futebol: o gol.
Integrada por filmes para TV, música, eventos e ações em internet, entre outras atividades, a comunicação valoriza o jeito comum a brasileiros e africanos de celebrar o futebol. A identidade visual é outro destaque. Inspirada no ritmo, na espontaneidade e na intensidade de cores da cultura sul-africana, a campanha “Comemore do seu jeito” também é colorida, divertida e musical.
Além de estrear a campanha em janeiro, a Coca-Cola promove, em fevereiro, o primeiro grande motivo para o torcedor brasileiro comemorar: o “Tour da Taça da Copa do Mundo Fifa por Coca-Cola”. Parceria exclsuiva entre a Fifa e a Coca-Cola, o tour passará pelo Brasil de 6 a 9 de fevereiro – 6 e 7, no Rio, e 8 e 9, em São Paulo -, aproximando o torcedor brasileiro do maior ícone das conquistas do futebol mundial. O trajeto teve início na sede da Fifa, em 21 de setembro de 2009, e segue pelo mundo até chegar à África do Sul, em 4 de maio de 2010, passando por 86 países em 225 dias. A distância total da excursão é de 134.017 quilômetros, o equivalente a mais de três voltas em torno da Terra.
A primeira ação da campanha de Coca-Cola para a Copa do Mundo é o filme “Roger Milla”, criado pela agência Santo e adaptado para o Brasil pela agência JWT. O vídeo destaca a espontaneidade das comemorações de gols, convidando as pessoas em todo o mundo a comemorar, do seu jeito, a emoção do momento mais aguardado de uma partida de futebol. O protagonista é o ex-jogador Roger Milla, que se destacou como líder da encantadora campanha da seleção de Camarões na Copa de 1990 e teve sua imagem imortalizada na história das copas pela forma irreverente com a qual comemorava seus gols. O filme teve como locação o Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, localizado no Rio de Janeiro. A gravação contou com a participação de atores brasileiros, que interpretarem jogadores e torcedores comemorando gols.
Outro aspecto especial da campanha é a trilha sonora, que explora a conexão entre o Brasil e o continente africano. A canção “Wavin` Flag”, que embala o filme em todo o mundo, foi composta e interpretrada pelo rapper K’naan, nascido na Somália e fenômeno no MySpace. A versão brasileira intercala a trilha original com uma em português, interpretada pela banda Skank. Com uma batida contagiante, a música fala de liberdade e da emoção da comemoração no futebol.
Para celebrar com os brasileiros a passagem do Tour da Taça pelo Brasil, a Coca-Cola estreia, em 18 de janeiro, o filme “Tour da Taça”, também criado pela Santo e adaptado pela JWT. O vídeo, que trata com humor a emoção de estar lado do maior ícone das conquistas do futebol, a taça, foi filmado no Brasil e tem artistas brasileiros nos papéis principais.
No site da marca Coca-Cola, além de poder acompanhar todo o percurso da Taça e a transmissão ao vivo de tudo o que acontece nos eventos do Rio e de São Paulo, o internauta poderá participar de uma série de outras atividades exclusivas e acessar conteúdos especiais, como games de futebol e download gratuito da trilha sonora da campanha em cinco versões diferentes.
A Coca-Cola é uma das mais tradicionais patrocinadoras da Copa do Mundo de futebol e integra o restrito grupo de parceiros oficiais da Fifa. A marca está presente em todas as edições do evento desde a de 1950, no Brasil, com placas publicitárias nos estádios. Na década de 70, a Coca-Cola intensificou sua presença no esporte ao tornar-se patrocinadora permanente da Fifa, em 1976, e oficial da Copa do Mundo, a partir da edição de 1978. O contrato mais recente, assinado em 2005, tem validade até 2022.