Brasil emplaca 69 finalistas no New York Festival

 

Um total de 69 peças brasileiras se mantém na disputa por troféus do New York Festival 2013, premiação internacional voltada à comunicação do marketing e realizada pelo International Awards Group. A AlmapBBDO é a principal concorrente do país, com mais da metade do total: 39. A Y&R disputa troféus com 12 trabalhos no shortlist, que tem ainda cases de DM9DDB (6), Leo Burnett Tailor Made (4), Publicis (3), Arplan (2), Wunderman (2), e Filadélfia (1).

Na área de Avant-Garde, uma espécie de “Titanium” do festival, o Brasil emplacou um case como finalista: “Meu sangue é rubro-negro”, da Leo Burnett Tailor Made para o Hemoba. O mesmo case é o único que disputa troféu em Integrated. Já em Brandend Entertainment, mais um trabalho nacional: “O homem mais downloadeado do mundo”, da Filadélfia para o estúdio fotográfico Câmera Clara.

Em Creative Marketing Effectiveness, o país aparece duas vezes no shortlist com o mesmo case: “Espírito Land Rover”, para Land Rover. Já em Design, há quatro chances de prêmio: duas com a AlmapBBDO e seu trabalho “Quattro”, para a Audi; uma com “Clips”, também da Almap, para Havaianas; e outra para “Cartões de plástico bolha”, da Y&R para Goodyear.

As agências brasileiras aparecem com boas chances em digital, figurando na listagem de finalistas dez vezes. Destaque para a Almap, com seis: “Carros”, para Bradesco Seguros; “Nuvens”, para Havaianas; “Site automático” e “O clique original”, para Volkswagen; e duas vezes com “Do amor ao bingo”, para Getty Images. Completam a lista a Artplan, com “home tour social” para Carvalho Hosken e “Sexo, ___ & Rock’n Roll”, para o Rock in Rio; e a DM9DDB, com “Fashion like” e “Look block”, ambos para C&A.

Em Direct & Collateral, dois shortlists: “Guitar pee”, da Almap para Billboard; e “Estampas”, da Y&R para Vivo. Já em Film, são nove finalistas. “Do amor ao bingo”, da Almap para Getty Images, aparece em três categorias. A agência também concorre com “Clique original” (Duas vezes), “Banner Amarok” e “Direção segura”, todos para a Volkswagen. Completa a lista a DM9DDB, com duas indicações para “É o novo”, criado para a revista Follow.

Também há finalistas brasileiros em Outdoor. A Almap concorre com “Quattro”, para a Audi, e com “Companheiro de cela” e “Dor de cabeça”, para a Bayer. A DM9DDB aparece com “Fashion like”, para C&A, e “+Arte”, para a Academia Brasileira de Arte; e a Publicis Brasil com “Brinquedos de controle”, para o SBT, duas vezes. Completam a lista “Meu sangue é rubro-negro”, da Leo para o Hemoba; e Cerveja para crianças”, da Y&R para a Fundação Telefônica.

Print, porém, se mostra novamente como a área de principal destaque para as agências brasileiras, que concorrem com 27 peças no shortlist. Destaque para a Almap, com 19: duas com “Macaco” e uma com “Quattro”, para Audi; duas para “Companheiro de cela” e duas para “Dor de cabeça”, para Bayer; duas para “Black Sabbath” e duas para “Música. Entenda do que é feito”, para Billboard; duas para “O tamanho certo para suas necessidades” e uma para “Supermercado”, para Volkswagen Caminhões; “Big ben” e “Torre Eiffel”, para Top Destinos; “Ali”, para Getty Images”;  “Flores”, para Gillette; e “Beep-beep”, para Volkswagen. Também concorrem em Print a Y&R, com sete finalistas – duas vezes “Pestana”, para Café BonoGrão; duas com “Lados diferentes”, para LG; “Raio-X” e “Cães tristes”, para Perdigão; e “Carro-bola”, para Goodyear –; e a Leo Burnett, com um – “Peças originais”, para Fiat.

Ainda Há dois shortlists em Public Services, ambos da Y&R – “Cerveja para crianças”, para a Fundação Telefônica; e “QR-TKS”, para a Santa Casa de São Paulo; e um em rádio: “Só um cachorro”, da Publicis para Purina; O país fica fora da disputa em Public Relations, única área sem trabalhos brasileiros finalistas. Os vencedores serão anunciados em 2 de maio, em celebração a ser realizada em Nova York.