Brasil conquista 12 Lápis no primeiro dia do One Show
Acontece na noite desta quarta-feira (10), em Nova York, a premiação das sete primeiras categorias do 44th Annual One Show Awards. Foram anunciados os Lápis de Ouro, Prata e Bronze de Branded Entertainment; Design; Direct; Moving Image Craft; Print & Outdoor; Public Relations e Responsive Environments. O Brasil conquistou 4 Ouros, 1 Prata, 7 Bronzes e 32 Merits. Os brasileiros Eduardo Marques e Rafael Rizuto, Diretores Executivos de Criação da 180LA, ganharam a Prata da nova categoria Cultural Driver, que entra na lista dos Estados Unidos. O mesmo acontece com as conquistas da animação “Dream”: 1 Ouro, 1 Prata e 3 Merits, que tem direção de animação da brasileira Zombie Studio e criação da DDB NY, com os brasileiros Ícaro Doria (CCO), Thiago Carvalho e Bruno Oppido (dir. de criação), Guilherme Rácz (dir. arte) e Lucas Casão (redação).
AlmapBBDO foi premiada com o trabalho Infinitas Possibilidades, para Getty Images
Os quatro Ouros da lista brasileira são para “Endeless Possibilities”, da AlmapBBDO para Getty Images. A Prata brasileira também é da AlmapBBDO, com “Magic Words – The Unwritten Stories” para HP. Os Bronzes ficam com: Publicis Brasil + Publicis Italy + Hungry Man, com The Cliché para Heineken; “Macunaima”, da Casa Rex para Ateliê Editorial; “Donate the bars”, da JWT para Atados; “Endeless Possibilities”, da AlmapBBDO para Getty Images; “Maps”, da AlmapBBDO para Volkswagen; “Stone Milk”, da FCB para o Clube de Criação; “Cars vs Jeep” da Leo Burnett Tailor Made para Jeep.
Os Merits brasileiros vão para:
1 AlmapBBDO com “Magic Words – The Documentary” para HP;
1 Africa + PBA Cinema/Produtora Associados com “Kobe’s Rules Book” para ESPN;
1 AlmapBBDO com “Curves” para Audi;
2 AlmapBBDO, com “Magic Words – The Unwritten Stories” para HP;
1 AlmapBBDO, com “Magic Words – The Book” para HP;
2 F/Nazca Saatchi & Saatchi, com “Pina_ para Pinacoteca do Estado de São Paulo;
1 F/Nazca Saatchi & Saatchi com “Mauis Posters” para Ambev – Guaraná Antarctica;
3 NBS Rio de Janeiro + Pixel + Beat com “Unexpected Courts”, para Akzo Nobel;
2 AlmapBBDO com “Endeless Possibilities” para Getty Images;
1 F/Nazca Saatchi & Saatchi com “The Book Of Wara’ná” para Ambev – Guaraná Antarctica;
1 JWT para “Donate the Bars” de Atados;
1 Ogilvy Brasil + Hungry Man + Jamute com Anti-Rival Vaccine para BandSports;
1 W3haus + Bossa Nova Films com “Mirrors of Racism para ONG Criola;
1 WMcCann com “Rainwater Drinking Fountain” para Crystal;
2 AlmapBBDO para “Charles” da Getty Images;
2 AlmapBBDO para “Francis” da Getty Images;
1 AlmapBBDO, com “Flags” para Visa;
1 DM9DDB com “Pinlist” para Tok&Stok;
2 Leo Burnett Tailor Made, com “Cars vs Jeep” para Jeep;
1 Y&R com “Flavor” para Freddo;
1 NBS Rio de Janeiro com “What Family Means” para Houaiss Dictionary;
1 Ogilvy Brasil + Conspiração Filmes + Sonido + Croacia com “Mindcharger Workout” paraRio 2016;
1 WMcCann Rio com “My First Women’s Day para L’Oréal Paris.
1 Leo Burnett Tailor Made, com “Vigilant Wallpapers” para Jeep
No total, o festival entrega nesta primeira noite 323 Lápis, sendo 92 Ouros, 102 Pratas e 129 Bronzes para vencedores de 30 países. Estão sendo premiados também 7 vencedores em Best of Discipline e os prêmios especiais: Cultural Driver e o Green Pencil.
Cultural Driver, nova categoria que avalia a influencia de ideias e suas execuções com forte impacto na cultura popular, entrega em sua primeira edição 3 Lápis: Ouro para “Formation”, da PRETTYBIRD/Culver City para Beyoncé; Prata para “Boost Your Voice”, da 180LA Santa Monica para Boost Mobile (dos brasileiros Eduardo Marques e Rafael Rizutto, citados acima); e Bronze para “Buy Back the Block”, da Fitzgerald & Co/Atlanta + Uproxx Studios/Los Angeles para Checkers & Rally’s.
“Nada melhor do que estrear a categoria Cultural Driver do que com a Beyoncé, uma das artistas mais influentes desta geração. “Formation” é provocativo e poderoso. É mais do que uma música ou um videoclipe. É um manifesto”, disse Disse Kevin Swanepoel, CEO do The One Club for Creativity.
O Green Pencil, que premia trabalho criativo de consciência ambiental, fica com “Edible Six Pack Rings”, da We Believers/NY para Saltwater Brewery. Este trabalho também ganhou Ouro em CSR.
Os 7 vencedores de Best of Discipline são: em Branded Entertainment,“Lifeline” para Qualcomm Snapdragon, da Ogilvy/New York. Em Design, “The Refugee Nation”, para a Anistia Internacional, também da Ogilvy/New York. Na categoria Direct o vencedor é “The Swedish Number”, da INGO/Stockholm + Grey PR&Activation/New York + Cohn&Wolfe/Stockholm para Swedish Tourist Association. Em Moving Image Craft venceu “We’re the Superhumans”, para Channel 4/Rio Olympics, da Leland Music/London + 4creative/London + Blink/London + Factory/London. Na categoria Print & Outdoor, o prêmio vai para“Meet Graham”, da Clemenger BBDO/Melbourne para Transport Accident Commission (Victoria). Em Public Relations, ganhou“Zero Minutes of Fame” para The Brady Foundation, da Ogilvy & Mather/Chicago. E em
Responsive Environments, venceu “Kunstmuseum Basel Light Frieze” para Construction and Transport Department of the Canton of Basel-Stadt, Städtebau & Architektur, Hochbauamt, da iart ag/Basel + Christ & Gantenbein/Basel.
O apresentador da cerimônia, realizada no Cipriani Wall Street, em Manhattan, é o ator vencedor do Tony Award 2016 por sua atuação em Hamilton, aclamado musical da Broadway, Daveed Diggs.
As outras categorias e prêmios especiais como Best of Show, Penta Pencil, Agency, Independent Agency, Production Company, Network, Client e Holding Company of the Year serão anunciadas na sexta-feira, durante a cerimônia de encerramento do festival.