Brasil conquista 26 troféus no primeiro dia do El Ojo
Mercado brasileiro encerrou o primeiro dia da premiação somando seis Ouros, 11 Pratas e nove Bronzes
O primeiro dia do Festival El Ojo de Iberoamérica 2023 terminou com 26 prêmios destinados ao Brasil nas seis categorias apresentadas nesta terça-feira (14). No total, o país ganhou seis Ouros, 11 Pratas e nove Bronzes.
A Africa Creative foi a agência brasileira mais premiada da noite com sete troféus, (quatro Ouros, dois Pratas e um Bronze), seguida pela BETC Havas com três prêmios (um Ouro, um Prata e um Bronze) e VMLY&R Brasil com dois pratas.
Em Eficácia & Transformação Criativa de Negócio, o Brasil ganhou seis prêmios, sendo eles três ouros para a Africa Creative, com dois deles destinados ao case “Outros MC’s” para a Heinz e um para “Bring Home The Bud”, co-produzido pela Wieden+Kennedy São Paulo e Nova York (EUA) e feito para a Budweiser. Os dois pratas da categoria foram destinados para a Africa Creative, por “Outros MC’s” e AlmapBBDO pela peça Eart4, feita para B3 e o Pacto Global da ONU. Já o Bronze foi entregue para a peça “Ready Player Mom”, que conta com as brasileiras WMcCann, Druid Creative Gaming e Spark Lab, além da produtora Canja.
Já em Produção de Áudio e Som, o Brasil ganhou uma Prata com a campanha “Salve a Favela”, assinada pela BETC Havas para a Kondzilla Records.
Em Produção Audiovisual, foram entregues 13 prêmios para o Brasil, sendo dois Ouros (BETC Havas e Ampfy), sete Pratas (dois para VMLY&R Brasil, dois para TBWA\Buenos Aires e produzida pela Landia, um para a GUT São Paulo, um para a Euphoria Creative e um para produtora Kaus Film) e quatro Bronzes (um para a GUT São Paulo, um para a TBWA\Buenos Aires e produzida pela Landia, um para a BETC Havas e um para a Nacional Comunicação).
Por fim, na categoria estreante do festival e presidida pelo brasileiro Bernardo Romero, Saúde e Farma, o Brasil conquistou o total de seis prêmios, sendo eles um Ouro (Africa Creative), um Prata (Africa Creative) e quatro Bronzes (MRM Spain mas produzida pela Canja, Africa Creative, Wunderman Thompson Brasil e Havas Health & You, mas produzida pela Canja).
As categorias de Gráfica, Produção Gráfica e Rádio e Áudio não tiveram cases brasileiros vencedores.
El Ojo Local
Além dos trabalhos citados acima, o Brasil também conquistou dois cases reconhecidos pelo El Ojo Local, que reconhece diferentes realidades, economias e momentos de desenvolvimento da indústria em cada um dos países da região que têm trabalhos inscritos no festival.
As agências premiadas na categoria foram a Africa Creative com a campanha "Bring Home The Bud", co-produzido pela Wieden+Kennedy São Paulo e Nova York (EUA) e feita para a Budweiser, e AlmapBBDO com a peça "Eart4", criada para a B3 e o Pacto Global da ONU.