Brasil conquista dois dos cinco GPs da 26ª edição do El Sol
Os júris da 26ª edição do El Sol – Festival Iberoamericano de Comunicação Publicitária, sediado na cidade de San Sebastián, na Espanha – foram mais rigorosos que o normal para a distribuição de Grand Prix, o que valida ainda mais a conquista de um deles. Das 11 áreas avaliadas, apenas cinco tiveram um trabalho como destaque máximo, sendo que, em duas delas, foram agências brasileiras que levantaram o troféu.
A AlmapBBDO garantiu o GP de TV/Cine com o comercial “Tradutor”, para o Volkswagen Tiguan (conforme adiantado pelo propmark aqui). O outro Grand Prix brasileiro foi outorgado à Leo Burnett Tailor Made, em Marketing Direto, pela criação de “Correio direto” para a Jeep.
Quatro agências brasileiras saíram do El Sol como premiadas. A Almap foi a de melhor desempenho, com um GP, quatro ouros, quatro pratas e três bronzes. Em seguida aparecem Ogilvy, com cinco ouros, duas pratas e um bronze; Leo Burnett, com um GP, duas pratas e três bronzes; e DM9DDB, com um ouro, uma prata e um bronze.
Outro destaque do festival foi a JWT Espanha, que tem sua criação liderada pelo brasileiro Miguel Bemfica. A agência conquistou um dos cinco Grand Prix – na área de Exterior, com o case “Hotel Save the Beach”, para a cerveja Corona –, além de quatro ouros, duas pratas e três bronzes.
O prêmio de Agência do Ano foi para a McCann Erickson Espanha. Já a Rede de Comunicação do Ano foi a Ogilvy e a Produtora do Ano, a 24 FPS.
por Karan Novas