"Brasil é mais receptivo a vídeos online e social media"
A quarta edição do La Cumbre – Open TV Summit, pela primeira vez realizado no MoMa (Museum of Modern Art), em Nova York, trouxe como tema central de seus debates a integração e inovação da TV aberta com novos canais. Entre os palestrantes do primeiro dia, a VP de pesquisa da Milward Brown Digital, Joline McGoldrick, falou sobre como incrementar a eficiência de campanhas integradas, com base em estudos desenvolvidos pela companhia.
Segundo a executiva, a associação entre TV e vídeos online é o crossmedia a mais eficiente, uma vez que o conteúdo para internet pode ser usado como complementar ao que é transmitido na televisão, bem como pode gerar novas associações e contribuir para a construção eficiente de marcas.
Em evento que reúne executivos dos principais canais de TV aberta e anunciantes da América Latina, num total de 13 países participantes (incluindo Espanha), Joline usou cases de integração feitos no Brasil para exemplificar a eficiência da combinação, pois segundo pesquisa da Milward Brown, o país “é mais receptivo a vídeos online e social media“.
Joline lembrou ainda da importância da criatividade para a geração de conteúdo online. “Não é só sobre uma ideia. A criatividade pode ajudar ou ferir uma marca”, disse.
Questionada sobre o uso do Twitter em crossmedia, considerando se tratar de uma plataforma aberta de onde partem, muitas vezes, críticas ao conteúdo veículado na TV, a executiva concordou se tratar de um risco, mas não descartou a importância do meio. Joline também foi questionada a respeito da eficiência das métricas em campanhas crossmedia no meio e a demora em avançar nesse sentido. “Continua sendo um desafio. É difícil porque é caro. É diferente em digital, que é mais barato. Essa é uma parte da dificuldade”, explicou.