Brasil é o 17º do mundo em mídia digital

 

O Brasil é o 17º país mais avançado em termos de mídias digitais no mundo, aponta uma pesquisa da ZenithOptmedia divulgada nesta semana. De acordo com o estudo, 11,2% da população brasileira faz uso de novas tecnologias como smartphones, tablets e IPTV (televisão cuja transmissão é feita via protocolo de internet).

Os smartphones são os dispositivos mais usados nos 19 mercados estudados, com penetração média de 35,5% em todo o mundo. No Brasil, esses aparelhos são usados por 18% da população, mas esse índice deve aumentar para 33% em 2015.

A penetração das novas mídias na população brasileira deve mais que dobrar nos próximos anos, chegando a 26,9% em 2015 — colocando o país na 16ª posição do ranking. O Brasil também é o único latino-americano a integrar a relação. Atualmente, a lista é encabeçada pela Noruega, onde 38,8% da população utiliza as novas tecnologias. França (35,7%), Holanda (35,1%), Suécia (31,3%) e Dinamarca (31,2%) completam as cinco primeiras posições.

Ainda de acordo com o levantamento, até 2015, quase 72% da população mundial usará smartphones, 13% usará tablets e 9% será adeptos da IPTV. No ano em questão, a Holanda deve assumir o topo da lista com 65,1% de penetração média, enquanto a Irlanda dará o maior salto, passando da 11ª para a 3ª posição.

O cálculo da ZenithOptimedia considera o total de gastos com anúncios na internet e o comportamento os consumidores nas mídias digitais, além do desenvolvimento do e-commerce e da publicidade online e outros fatores.