A WARC Rankings divulgou nesta segunda-feira, 25, a edição 2019 do WARC Creative 100, ranking anual que seleciona as campanhas publicitárias e de marketing mais criativas do mundo.

A lista é a sucessora do Gunn Report e, para chegar aos resultados, utiliza metodologia que mescla: premiações globais (Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions), Clio Awards, D&AD, International Awards e The One Show), festivais regionais (Adfest, Dubai Lynx, El Ojo de Iberoamérica, El Sol, Eurobest, Golden Drum, Loeries e Spikes Asia) e pesquisas com o mercado.

 

CAMPANHAS

A primeira posição do ranking das campanhas mais criativas ficou com o Palau Pledge, vencedor do primeiro GP do Sustainable Development Goals Lions em 2018. A campanha, criada pela Host/Havas Sydney, incluiu no passaporte de todos os turistas um compromisso de conservação ambiental que deveria ser assinado por todos que entrassem na Ilha de Palau. Desde seu lançamento, em dezembro de 2017, mais de 150 mil pessoas assinaram o pacto.

A segunda posição é ocupada pelo #Bloodnormal, da AMV BBDO London para a marca de absorventes Bodyform. A campanha apresentava o conceito de normalizar a menstruação, que muitas vezes ainda é vista como tabu.

Já o terceiro lugar ficou com campanha da BWM Dentsu Sydney para a ALS Association da Austrália. O Projeto Revoice desenvolveu tecnologia inovadora para permitir que pacientes com ELA (esclerose lateral amiotrófica) falassem novamente.

Confira o top 10: 

Campanha Marca Agência
Palau Pledge Palau Legacy Project Host/ Havas Sydney 
#Bloodnormal Bodyform/ Libresse AMV BBDO Londres
Project Revoice The ALS Association BWM Dentsu Sydney
Exclusive the Rainbow Skittles DDB Chicaco
It´s A Tide Ad Tide Saatchi & Saatchi Nova York
Scary Clown Night Burger King LOLA MullenLowe Madri
The Gene Project Marmite adam&eveDDB Londres
The Talk Procter & Gamble BBDO Nova York
No Conditions Apply – Sindoor Khela The Times of India FCB Ulka Mumbai
Go With The Fake Diesel Publicis Nova York/ Publicis Milão

 

AGÊNCIAS E PAÍSES

No ranking das 10 agências mais criativas, o WARC não elegeu nenhuma representante brasileira. Do top, apenas 5 nações apareceram na lista: Estados Unidos, Reino Unido, Espanha, Austrália e Nova Zelândia. A BBDO de Nova York, a AMV BBDO de Londres e a adam&eveDDB conquistaram as três primeiras posições, consecutivamente.

Já a AlmapBBDO aparece no 17º lugar, a Grey no 22º, a Africa no 30º, e a Ogilvy no 39º da lista. 

O Brasil ocupa também a quarta posição na seleção dos países mais criativos, atrás apenas dos Estados Unidos, Reino Unido e Austrália. Em 2018, o país havia sido listado na sexta posição do ranking.

Veja as 10 primeiras posições de ambas as listas:

Agência Localização
BBDO Nova York, EUA
AMV BBDO Londres, Reino Unido
adam&eveDDB Londres, Reino Unido
LOLA Millen Lowe Madri, Espanha
McCann Nova York, EUA
Host/ Havas Sydney, Austrália
McCann Londres, Reino Unido
Colenso BBDO Auckland, Nova Zelândia
BWM Dentsu Sydney, Austrália
Saatchi & Saatchi Nova York, EUA

 

Países
Estados Unidos
Reino Unido
Austrália
Brasil
Espanha
Alemanha
índia
França
África do Sul
Japão

 

MARCAS

A marca mais criativa do WARC 100 é o Burger King. A campanha melhor avaliada da rede de fast food foi a “Scary Clown Night”, que oferecia um Whopper de graça para quem aparecesse em uma de suas lojas vestido de palhaço – em alusão ao concorrente McDonald´s. Apesar de sucesso internacional, no Brasil a ação foi punida pelo Conar em 2018 após denúncia da rede rival, que alegava que a companha utilizava a imagem o palhaço Ronald McDonald, símbolo da marca, de forma negativa.

A Nike ficou com o segundo lugar e a Pedigree, com o terceiro. Confira as 10 primeiras marcas do ranking:

Marcas
Burger King
Nike
Pedigree
Palau Legacy Project
Bodyform/ Libresse
IKEA
The ALS Association
Diesel
Skittles
McDonald´s

 

Relembre ainda as campanhas destacadas acima:

https://youtube.com/watch?v=cJrnr7d5FyI