‘Brasil é reconhecido no mundo inteiro’
Acreditamos na construção de marcas fortes e duradouras por meio da criatividade
A frase “É muito simples ser feliz, mas é muito difícil ser simples”, do escritor indiano Rabindranath Tagore, cai como uma luva para dimensionar o desafio da simplicidade na propaganda. “Ser disruptivo e criativo é simples, mas é muito difícil ser simples no cenário de comunicação complexo que navegamos diariamente”, traduz Marcia Esteves, CEO e sócia da Lew’Lara\TBWA. Isso inclui as transformações provocadas pela inteligência artificial e marketing de influência. O que não muda, porém, é a crença “na construção de marcas fortes e duradouras por meio da criatividade”, confere Marcia. A executiva lembra a profusão de talentos e o modelo único do mercado brasileiro, uma mescla de mídia e criação, que ajudaram a posicionar o Brasil entre os países mais criativos do mundo.
‘No ad’, para Pague Menos, ganhou Ouro e Prata em Media no Cannes Lions 2024. Qual é a mensagem deixada por esse trabalho?
Mais uma vez, chegamos a Cannes e ganhamos prêmios com projetos incríveis para grandes marcas brasileiras. Pague Menos é uma marca que nasceu no Ceará. Hoje, tem presença nacional e se dedica ao cuidado no acesso à saúde para todos os brasileiros. Essa ideia, o projeto ‘No ad’, nasceu de um insight muito poderoso, mas, acima de tudo, de uma necessidade das pessoas que precisam garantir preciosos segundos que podem salvar vidas em situações de emergência. É uma honra, um privilégio e um orgulho imenso ganhar dois Leões, sendo um de Ouro e outro de Prata, para um projeto tão incrível e para uma marca tão extraordinária, ainda mais sendo 100% brasileira.
Quais recados ficam para a publicidade?
Neste ano, o festival Cannes Lions reconheceu muito a simplicidade das ideias e aquelas que geraram resultados de negócios e crescimento. E nós, aqui na Lew’Lara\TBWA, acreditamos muito nisso: na construção de marcas fortes e duradouras por meio da criatividade. Em um mundo cada vez mais complexo, precisamos, cada vez mais, buscar ideias simples, de fácil entendimento e alto impacto. E simplicidade é um desafio cada vez maior. A frase de Rabindranath Tagore cabe perfeitamente para o momento que estamos enfrentando na comunicação: “É muito simples ser feliz, mas é muito difícil ser simples”. Ser disruptivo e criativo é simples, mas é muito difícil ser simples no cenário de comunicação complexo que navegamos diariamente.
Como a inteligência artificial (IA) deve avançar na publicidade?
A comunicação é intrínseca à sociedade, e vamos evoluir conforme a tecnologia transforma a maneira como a sociedade vive, se relaciona, consome e se comunica. O nosso papel é acompanhar e aprender sempre, adaptando o que for preciso para que possamos colocar as marcas, de forma criativa, na vida das pessoas. No Cannes Lions 2024, IA foi tratada como uma transformação tão grande e relevante como o smartphone foi nos anos 2010. Uma mudança sem precedentes, que vai mudar muitas dinâmicas. Cabe a nós, no âmbito da comunicação, regulamentar, determinar limites éticos e legais para o seu uso, e garantir que ela seja usada da melhor maneira. Não acredito que substituirá o humano e especialmente a criatividade. Mas pode ser uma ferramenta muito útil em nossa rotina e operação.
Leia a íntegra da reportagem na edição impressa no dia 16 de setembro.