Brasil encerra Fiap com 32 prêmios e título de agência do ano
Os brasileiros tiveram mais uma vez papel de destaque no 48º Fiap (Festival Iberoamericano de la Publicidad). A AlmapBBDO levou o título de Agência do Ano e também foi a mais premiada. Foram 22 prêmios, mais de dois terços do total de 32 conquistados pelo Brasil nesta edição.
Além disso, a agência brasileira elegeu o Anunciante do Ano, seu cliente Getty Images, com o case Nosferatu, como responsável pela maioria de suas conquistas, repetindo o bom resultado obtido em Cannes. A Almap foi também a primeira agência a ganhar o Grand Slam, conquistando um Sol de Ouro em cada uma das quatro grandes áreas do festival (Formatos, Inovação, Anúncios e Produção).
Luiz Sanches (à esq.), sócio e diretor-geral de criação da AlmapBBDO, recebe prêmio da agência
Outras agências brasileiras foram reconhecidas. A WMcCann ficou com 2 prêmios Sol de Bronze na área de anúncio. A Grey também ficou com dois prêmios Sol de Bronze e 1 Sol de Ouro. Já a Cheil Brasil ficou com 1 Sol de Ouro e a Your Mama com 1 Sol de Ouro e 1 Sol de Prata.
Para o prêmio que reconheceu os estudantes, os brasileiros também tiveram bom desempenho. Na Break Point, competição de jovens criativos, participaram duplas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, México, Portugal, Peru e Uruguay. Os participantes tiveram que desenvolver uma campanha em 24 horas a partir de um briefing apresentado no local. Foram 12 trabalhos finalistas e dois troféus para o Brasil, um sol de Ouro e um sol de bronze para a Miami AD School São Paulo.
O festival realizado em Buenos Aires, dos dias 3 a 6 de setembro, reconheceu ainda a BBDO como Rede de Agências do Ano e a hispânica Richards Lerma, de Dallas, Texas (EUA), comandada pelo criativo Aldo Quevedo, como Agência Independente do Ano.
Veja a seguir a lista completa dos ganhadores:
FORMATOS
Vídeo para marcas
AlmapBBDO Brasil – Nosferatu – Getty Images – Sol de Ouro
Conteúdo Político
Grey Brasil – The Colour of Corruption – Reclame Aqui Vigie Aqui – Sol de Ouro
Live experience
AlmapBBDO Brasil – Nosferatu – Getty Images – Sol de Prata
Conteúdo de música
AlmapBBDO Brasil – Nosferatu – Getty Images – Sol de Prata
WMcCANN Brasil – Sou Fatal – L’Oréal Paris Brasil Imédia Excellence Ice Colors – Sol de Bronze
INOVAÇÃO
Inovação em via pública
Cheil Brasil – Calles de la Verguenza – Núcleo Memória – Sol de Ouro
Inovação e Tecnologia
AlmapBBDO Brasil – Getty Pen Project – Getty Images Getty Pen – Sol de Ouro
Inovação e Entretenimento
AlmapBBDO Brasil – Nosferatu – Getty Images – Sol de Bronze
Inovação e política
Grey Brasil – The Colour of Corruption – Reclame Aqui Vigie Aqui -Sol de Bronze
ANÚNCIOS
Televisão/Cinema – Automóveis
AlmapBBDO Brasil – Funeral II – Volkswagen Volksbike – Sol de Bronze
Impresso (meios de comunicação/ publicações)
AlmapBBDO Brasil – The Book Of The Rock – Kiss FM – Sol de Bronze
Impresso (campanhas de produtos, serviços e institucional)
AlmapBBDO Brasil – Made of Brazilian Summer – Part 2 – Alpargatas – Havaianas – Sol de Ouro
AlmapBBDO Brasil – Puertas – MAN Latin America – Volkswagen Trucks – Sol de Bronze
Via pública – institucional
WMcCann Brasil – Bebedero de Lluvia – Coca-Cola Brasil – Água Mineral Crystal – Sol de Bronze
Via pública – produtos
AlmapBBDO Brasil – Dog Channel – Mars Pet – Pedigree – Sol de Bronze
AlmapBBDO Brasil – Made of Brazilian Summer – Alpargatas – Havaianas – Sol de Ouro
Via pública – campanhas
AlmapBBDO Brasil – Made of Brazilian Summer – Alpargatas – Havaianas – Sol de Ouro
Campanhas integradas
AlmapBBDO Brasil – Nosferatu – Getty Images – Sol de Ouro
AlmapBBDO Brasil – Made of Brazilian Summer – Alpargatas – Havaianas – Sol de Ouro
Criatividade efetiva – bem público
Grey Brazil – Brasil the Colour of Corruption – Reclame Aqui Vigie Aqui – Sol de Bronze
Design
AlmapBBDO Brasil Made of Brazilian Summer Alpargatas – Havaianas – Sol de Prata
Melhor conceito
AlmapBBDO Brasil Made of Brazilian Summer Alpargatas – Havaianas – Sol de Prata
Melhor uso da cultura local
AlmapBBDO Brasil Made of Brazilian Summer Alpargatas – Havaianas – Sol de Prata
PRODUÇÃO
Técnicas de produção audiovisual – direção de arte
Your Mama Brasil – Natura Homem Conceito – Natura Linha Natura Homem – Sol de Ouro
Técnicas de produção audiovisual – direção geral
Your Mama Brasil – Natura Homem Conceito – Natura Linha Natura Homem – Sol de Ouro
Técnica de produção audiovisual – música adaptada/ música original/ desenho de som/ canção/ jingle/ áudio
AlmapBBDO Brasil – Nosferatu – Getty Images – Sol de Ouro (desenho de som)
Técnicas de Produção Gráfica – direção de arte
AlmapBBDO Brasil – The Book of Rock – Kiss FM – Sol de Ouro
AlmapBBDO Brasil – Matches – Alpargatas – Havaianas -Sol de Prata
Técnicas de Produção Gráfica – ilustração
AlmapBBDO Brasil – The Book of Rock – Kiss FM – Sol de Prata
Técnicas de Produção Digital – Interface e navegação
AlmapBBDO Brasil – Nosferatu – Getty Images – Sol de Ouro
ESTUDANTES CRIATIVOS
Anúncios
Participantes: Arthur Amiune, Bruno Buhr, Leonardo Telles, David Bessler, Eric Ribeiro.
Faculdade: Miami Ad School São Paulo
Case: Candidatos de Merda
Cliente:Zee Dog
Prêmio: Sol de Ouro
Participantes
Yudy Angulo, Henrique Mendes, Matheus Scafuto
Faculdade: Miami Ad School São Paulo
Cliente: Unicef
Campanha Integrada – Bem Público
Prêmio: Sol de Bronze