Brasil encerra Fiap com 32 prêmios e título de agência do ano

Os brasileiros tiveram mais uma vez papel de destaque no 48º Fiap (Festival Iberoamericano de la Publicidad). A AlmapBBDO levou o título de Agência do Ano e também foi a mais premiada. Foram 22 prêmios, mais de dois terços do total de 32 conquistados pelo Brasil nesta edição.

Além disso, a agência brasileira elegeu o Anunciante do Ano, seu cliente Getty Images, com o case Nosferatu, como responsável pela maioria de suas conquistas, repetindo o bom resultado obtido em Cannes. A Almap foi também a primeira agência a ganhar o Grand Slam, conquistando um Sol de Ouro em cada uma das quatro grandes áreas do festival (Formatos, Inovação, Anúncios e Produção).

Divulgação

Luiz Sanches (à esq.), sócio e diretor-geral de criação da AlmapBBDO, recebe prêmio da agência

Outras agências brasileiras foram reconhecidas. A WMcCann ficou com 2 prêmios Sol de Bronze na área de anúncio. A Grey também ficou com dois prêmios Sol de Bronze e 1 Sol de Ouro. Já a Cheil Brasil ficou com 1 Sol de Ouro e a Your Mama com 1 Sol de Ouro e 1 Sol de Prata.

Para o prêmio que reconheceu os estudantes, os brasileiros também tiveram bom desempenho. Na Break Point, competição de jovens criativos, participaram duplas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, México, Portugal, Peru e Uruguay. Os participantes tiveram que desenvolver uma campanha em 24 horas a partir de um briefing apresentado no local. Foram 12 trabalhos finalistas e dois troféus para o Brasil, um sol de Ouro e um sol de bronze para a Miami AD School São Paulo.

O festival realizado em Buenos Aires, dos dias 3 a 6 de setembro, reconheceu ainda a BBDO como Rede de Agências do Ano e a hispânica Richards Lerma, de Dallas, Texas (EUA), comandada pelo criativo Aldo Quevedo, como Agência Independente do Ano.

 Veja a seguir a lista completa dos ganhadores:

FORMATOS

Vídeo para marcas

AlmapBBDO Brasil – Nosferatu – Getty Images – Sol de Ouro

Conteúdo Político

Grey Brasil – The Colour of Corruption – Reclame Aqui Vigie Aqui – Sol de Ouro

Live experience

AlmapBBDO Brasil – Nosferatu – Getty Images – Sol de Prata

Conteúdo de música

AlmapBBDO Brasil – Nosferatu – Getty Images – Sol de Prata

WMcCANN Brasil – Sou Fatal – L’Oréal Paris Brasil Imédia Excellence Ice Colors – Sol de Bronze

INOVAÇÃO

Inovação em via pública

Cheil Brasil – Calles de la Verguenza  – Núcleo Memória  – Sol de Ouro

Inovação e Tecnologia

AlmapBBDO Brasil – Getty Pen Project – Getty Images Getty Pen – Sol de Ouro

Inovação e Entretenimento

AlmapBBDO Brasil – Nosferatu – Getty Images – Sol de Bronze

Inovação e política

Grey Brasil – The Colour of Corruption – Reclame Aqui Vigie Aqui -Sol de Bronze

 ANÚNCIOS

Televisão/Cinema – Automóveis

AlmapBBDO  Brasil  – Funeral II  – Volkswagen  Volksbike – Sol de Bronze

Impresso (meios de comunicação/ publicações)

AlmapBBDO Brasil – The Book Of The Rock – Kiss FM – Sol de Bronze

Impresso (campanhas de produtos, serviços e institucional)

AlmapBBDO Brasil – Made of Brazilian Summer – Part 2 – Alpargatas – Havaianas – Sol de Ouro

AlmapBBDO Brasil – Puertas – MAN Latin America – Volkswagen Trucks – Sol de Bronze

Via pública – institucional

WMcCann  Brasil  – Bebedero de Lluvia – Coca-Cola Brasil – Água Mineral Crystal – Sol de Bronze

Via pública – produtos

AlmapBBDO  Brasil – Dog Channel  – Mars Pet –  Pedigree – Sol de Bronze

AlmapBBDO Brasil – Made of Brazilian Summer  – Alpargatas – Havaianas – Sol de Ouro

Via pública – campanhas

AlmapBBDO Brasil – Made of Brazilian Summer – Alpargatas – Havaianas – Sol de Ouro

Campanhas integradas

AlmapBBDO Brasil  – Nosferatu – Getty Images – Sol de Ouro

AlmapBBDO Brasil – Made of Brazilian Summer – Alpargatas – Havaianas – Sol de Ouro

Criatividade efetiva – bem público

Grey Brazil – Brasil  the Colour of Corruption – Reclame Aqui Vigie Aqui – Sol de Bronze

Design

AlmapBBDO   Brasil  Made of Brazilian Summer  Alpargatas – Havaianas – Sol de Prata

Melhor conceito

AlmapBBDO   Brasil  Made of Brazilian Summer  Alpargatas – Havaianas – Sol de Prata

Melhor uso da cultura local

AlmapBBDO   Brasil  Made of Brazilian Summer  Alpargatas – Havaianas – Sol de Prata

 PRODUÇÃO

Técnicas de produção audiovisual – direção de arte

Your Mama Brasil – Natura Homem Conceito – Natura Linha Natura Homem – Sol de Ouro

Técnicas de produção audiovisual – direção geral

Your Mama Brasil – Natura Homem Conceito – Natura Linha Natura Homem – Sol de Ouro

Técnica de produção audiovisual – música adaptada/ música original/ desenho de som/ canção/ jingle/ áudio

AlmapBBDO Brasil – Nosferatu – Getty Images – Sol de Ouro (desenho de som)

Técnicas de Produção Gráfica – direção de arte

AlmapBBDO Brasil – The Book of Rock – Kiss FM  – Sol de Ouro

AlmapBBDO Brasil – Matches – Alpargatas – Havaianas -Sol de Prata

Técnicas de Produção Gráfica – ilustração

AlmapBBDO Brasil – The Book of Rock – Kiss FM  – Sol de Prata

Técnicas de Produção Digital – Interface e navegação

AlmapBBDO Brasil – Nosferatu – Getty Images – Sol de Ouro

ESTUDANTES CRIATIVOS

Anúncios

Participantes: Arthur Amiune, Bruno Buhr, Leonardo Telles, David Bessler, Eric Ribeiro.

Faculdade: Miami Ad School São Paulo

Case:  Candidatos de Merda

Cliente:Zee Dog

Prêmio: Sol de Ouro

Participantes

Yudy Angulo, Henrique Mendes, Matheus Scafuto

Faculdade: Miami Ad School São Paulo

Cliente: Unicef

Campanha Integrada – Bem Público

Prêmio: Sol de Bronze