Brasil encerra participação no El Ojo 2024 com 4 GPs e total de 150 prêmios

Africa Creative é a Agência do Ano pela sexta vez

A 27ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024, realizada no Centro de Convenções La Rural, em Palermo, na cidade de Buenos Aires, na Argentina, entre os dias 13 e 15 de novembro, elegeu a Africa Creative como Agência do Ano e o sócio, copresidente e CCO Sérgio Gordilho como Criativo do Ano. Este é o sexto ano que a Africa Creative leva o prêmio (2017, 2019, 2020, 2021, 2023 e 2024).

Buentipo Anchor (Agência Independente do Ano); Landia (Produtora do Ano); coletivo The Youth (Diretor de Cena do Ano); AB Inbev (Anunciante do Ano); e DDB Latina (Rede do Ano) são os demais ganhadores dos troféus mais cobiçados da premiação.

O festival classificou um total de 240 finalistas brasileiros em 23 categorias. O Brasil encerrou a sua participação com 150 prêmios: 4 Gran Ojos, 38 Ouros, 48 Pratas e 60 Bronzes. A única categoria em que o país não ganhou troféu foi o El Ojo Innovación, cujo Gran Ojo foi entregue para o case 'Filter Caps', da Ogilvy Colômbia para Filsa.

Último dia
Nesta sexta-feira (15), dois Gran Ojos foram anunciados para o Brasil. Um com ‘VW 70 anos”, da AlmapBBDO para Volkswagen, em Digital & Social; e outro com a campanha ‘Samsung Throwback Deals’, assinado pela MRM Brasil, em Creative Commerce. Neste último dia do festival, o país ganhou 53 troféus: 11 Ouros, 12 Pratas e 28 Bronzes, além dos dois GPs.

A Africa Creative já havia conquistado Gran Ojo com ‘Uninterrupt Ads’, para Budweiser, no El Ojo Radio & Audio; e a DM9 levou o mesmo prêmio com ‘Clean Sponsorship’, para Consul, da Whirlpool, no El Ojo Media.

Rafael Urenha, sócio fundador e CCO da Galeria, presidiu o júri do El Ojo Digital & Social, categoria “que se tornou inevitável em um mundo cada vez mais digital, com ideias capazes de potencializar a experiência de marca”, frisa o executivo.

O trabalho criado pela AlmapBBDO para a Volkswagen arrebatou o júri, que buscava ideias originais, alinhadas à cultura e com potencial para emocionar as pessoas.

“Essa campanha entrou para a cultura popular, chegou ao presidente, virou evento, mudou resultado de negócio, e será lembrada por muitos anos”, diz Urenha. “Achei que seria preciso explicar mais sobre o case, por ter artistas tão enraizados na música brasileira. Mas não precisou. A ideia foi amplamente debatida pelo mix de jurados, mostrando o poder da ideia”, conclui.

No total, a categoria recebeu 260 inscrições, classificou 42 finalistas e entregou 12 Ouros, 16 Pratas e 30 Bronzes. O Brasil arrematou 26 prêmios.

Confira os demais cases brasileiros premiados no último dia do festival:

El Ojo Digital & Social
‘Uninterrupt Ads’, da Africa Creative para Budweiser (Ouro e Prata)
‘Brahma Phone’, da Africa Creative (um Ouro e dois Bronzes)
‘Imaginary Squads’, da Galeria para Itaú Unibanco (Ouro e Bronze)
‘El atraco del crucero’, da 404 para Netflix (Ouro e Bronze)
‘Errata at 88’, da AlmapBBDO para Johnnie Walker, da Diageo (Ouro)
‘Reviews’, da Africa Creative para Kraft Heinz (três Pratas e um Bronze)
‘Algoritmo Salvaje (Reset)’, da Edelman para Instituto Ampara (Prata e Bronze)
‘Fans Reporters’, da Africa Creative para Ambev (dois Bronzes)
‘Don't mess with a Princess’, da Africa Creative para Vivo (Bronze)
‘Fan profesional’, da Africa Creative para Budweiser (Bronze)
‘Hauteam Couture’, da Africa Creative para Brahma (Bronze)
‘Rock DNA’, da AlmapBBDO para Billboard (Bronze)
‘e-Police Station’, da AlmapBBDO para Wonder Women Rech (Bronze)
‘Clean Sponsorship’, da DM9 para Consul, da Whirlpool (Bronze)
‘50/50’, da Lew´Lara\TBWA para Camil (Bronze)

El Ojo Experiencia de Marca e Activación
‘Clean Sponsorship’, da DM9 para Consul, da Whirlpool (Ouro)
‘Atacama Fashion Week’, da Artplan para Desierto Vestido (Ouro e Prata)
‘Brahma Phone’, da Africa Creative (duas Pratas)
‘Flying Guardians’, da AlmapBBDO para Planet Labs/Greenpeace (Bronze)
‘La camiseta embarrada’, da HOC - House of Creativity para Sport Club Internacional (Bronze)
‘Fan profesional’, da Africa Creative para Budweiser (Bronze)

El Ojo Sustentable
‘Atacama Fashion Week’, da Artplan para Desierto Vestido (Ouro)
‘Reviews’, da Africa Creative para Kraft Heinz (duas Pratas)
‘Amazon Desert Rally’, da Africa Creative para Vivo (Prata)
‘The gender discount’, da BETC Havas para Santander (Prata)
‘La apertura reveladora’, da AlmapBBDO para O Boticário (Bronze)
‘Tienda Segura’, da BETC Havas para TIM (Bronze)
‘Despido’, da Propeg para Grupo Gay da Bahia (GGB) (Bronze)

El Ojo Creative Data
‘Rock DNA’, da AlmapBBDO para Billboard (Ouro)
‘Algoritmo Salvaje (Reset)’, da Edelman para Instituto Ampara (Ouro)
‘La Tierra de los Invisibles’, da iD\TBWA para SP Invisível (dois Bronzes)
‘Thermal Sensation of Urgency’, da Lew´Lara\TBWA para Cruz Vermelha (Bronze)

El Ojo Film
‘Tormenta’, da AlmapBBDO para O Boticário (Bronze)
‘Gatorade vs água’, da Springtime para Gatorade, da PepsiCo (Bronze)
‘La Cura’, da Africa Creative para Editora Taverna (Bronze)

El Ojo Creative Commerce
‘Audience Delivery’, da DM9 para iFood (Ouro)

El Tercer Ojo
‘Help Plus’, da Lew´Lara\TBWA para Cruz Vermelha (Bronze)

Coca-Cola
Embora creditada para a VLM México, a campanha 'Thanks for Coke Creating' foi criada em conjunto com o escritório da agência no Brasil, e ganhou Prata no El Tercer Ojo.  

Prêmios especiais
No El Ojo+Mujeres, Laura Esteves e Nina Lucatto, da DM9, ganharam Ouro com 'Clean Sponsorship', para Consul, da Whirpool; Deborah Vasques conquistou Bronze por 'e-Police Station', da AlmapBBDO para Wonder Women Tech; e outro Bronze foi entregue para Laura Esteves por 'Audience Delivery', case criado para o iFood.

Já as irmãs Fridman, que são brasileiras, assinam a direção de cena da campanha 'Lose it all Win it all', da Wieden+Kennedy México para a Nike.

No El Ojo Local Desempeño os destaques foram para Africa Creative (Agência), Artplan (Agência Independente), Sergio Gordilho (Criativo),  Ambev Brasil (Anunciante), The Youth (Produtora), Duran Sodré e Maldita (Direção de Cena).