Brasil está atrasado em marketing de conteúdo
O levantamento mostra que enquanto no Brasil 69% dos profissionais dizem utilizar o marketing de conteúdo, nas companhias dos EUA esse percentual é de 93%.
“Sentimos uma carência de dados sobre as mudanças que ocorrem no mercado de marketing brasileiro. Com o objetivo de preencher essa lacuna, fizemos um levantamento que fosse capaz de representar os novos comportamentos dos profissionais de marketing. Sabemos que não há mais espaço para uma publicidade invasiva e interruptora, cedendo espaço para práticas como Content Marketing, Inbound e Marketing de Conteúdo. Mergulharmos nesse universo e a partir de agora temos em mãos informações que dão uma perspectiva sobre o movimento do mercado no país”, diz Vitor Peçanha, cofundador da Rock Content.
Os investimentos em marketing de conteúdo ainda são tímidos. Hoje apenas 31% das empresas destinam mais de 25% do orçamento para essa estratégia. Porém, dos profissionais entrevistados, até 70% prevê um aumento no orçamento de conteúdo para 2016 e apenas 4% uma redução.
O mesmo levantamento também identificou que 77% das organizações possuem uma estratégia definida de marketing de conteúdo, porém apenas 40% documentam esta estratégia. “Documentar a estratégia de marketing de conteúdo é de extrema importância. Aquelas empresas que têm o hábito de registrar toda ação são 30% mais bem-sucedidas que as que não têm esse hábito”, explica Clara Borges, responsável pelo levantamento.
A pesquisa também revela que 57% possuem pelo menos duas pessoas dedicadas à criação de conteúdo. “Com os resultados, notamos que a maioria das empresas utilizam apenas sua equipe interna para criar conteúdo, porém aquelas que optaram por utilizar a produção terceirizada em conjunto com esses profissionais são 10% mais bem-sucedidas”, comenta Clara.
Para impulsionar a distribuição de conteúdo, muitas delas apostam em ferramentas como Redes sociais (91%), Blogs Corporativos (61%) e Newsletters (52%). Dentre as redes sociais, as mais comuns são Facebook, Twitter e LinkedIn.
A pesquisa conclui também que as métricas mais utilizadas para medir o sucesso de uma estratégia de marketing de conteúdo são tráfego no site, vendas e taxa de conversão. ”Para finalizar, observamos que apenas 33% das empresas medem o ROI (Retorno sobre Investimento), e as que costumam realizar esse processo são 58% mais bem-sucedidas que as que não têm o mesmo hábito”, afirma Clara.
Dos entrevistados, 21% são de agências de marketing/propaganda; 12% software/cloud/SAAS; 10% consultoria; 7% educação; 7% e-commerce; e 5% outros. As empresas de marketing (80%) são as que mais utilizam marketing de conteúdo, seguidas por software/cloud/SAAS (76%); educação (71%); indústria e manufatura (69%); e-commerce (67%); e consultoria (67%). Entre essas empresas, 75% são de porte médio, 69% pequeno e 65% grande.
A pesquisa afirma que uma estratégia de marketing de conteúdo define, entre outros aspectos, o volume e a frequência de publicação de conteúdo. Segundo os dados obtidos, 57% das organizações participantes publica mais de 5 peças de conteúdo por mês. Destas, 26% publica mais de 20 peças mensais.
Entre as ferramentas de publicidade paga utilizadas para promover e distribuir o conteúdo, estão: Facebook Ads (49%), Google Adwords (46%), Promoções (20%), Banner Ads (16%), Não utilizam (31%) e outro (2%).
Foram entrevistados 2.233 pessoas, entre os dias 10 e 13 de junho de 2015. O formulário foi enviado aos participantes por email para a base de dados de mais de 100.000 profissionais brasileiros e promovido pelas redes sociais.