Suzy Menkes, coordenadora do Hot Luxury, maior seminário de luxo do mundo, promovido pelo jornal londrino Internacional Herald Tribune (IHT), falou nesta quarta-feira (9), em visita ao País, do mercado de luxo global e das novas oportunidades para as marcas em países alternativos. Como de praxe, os Brics, em especial o Brasil, foram apontados como indispensáveis para a expansão do negócio do luxo.

“O Brasil é um mercado para expandirmos. Não vir para cá é algo de extrema ignorância”, afirmou Suzy, também editora de moda do Herald Tribune. “Os Estados Unidos e a Europa não são mais tão importantes como eram. Em contrapartida, Ásia e América Latina estão crescendo em importância”, acrescentou Stephen Dunbar-Johnson, publisher do jornal londrino.

A desaceleração da economia global também não parece ser preocupação para o setor de produtos luxuosos. “Recessão, que recessão?”, respondeu Suzy ao ser questionada sobre os efeitos da crise europeia. “É claro que o jogo mudou e não sabemos o que acontecerá com a economia, mas há perspectivas de crescimento”, disse.

Para ela, o aparecimento de uma nova classe consumidora abre a possibilidade do negócio de luxo crescer “organicamente e naturalmente”, sem a necessidade de uma marca ser incorporada para ganhar escala. “O luxo é para as pessoas que aspiram luxo, não para as super ricas. O crescimento da nova classe média dá ao negócio a possibilidade de crescer mais naturalmente com a entrada de uma nova comunidade”, apontou.

O Hot Luxury, que está em sua 11ª edição, acontece pela primeira vez no Brasil, em São Paulo, entre quinta (10) e sexta-feira (11). Nomes como Mario Testino, Carolina Herrera e Christian Laboutin participarão do evento.

por Keila Guimarães