Brasil fortalece relação com mercado audiovisual britânico

A convite da ABPITV (Associação Brasileira das Produtoras Independentes de Televisão) por meio de seu projeto internacional Brazilian TV Producers, 18 produtoras britânicas desembarcam no Rio de Janeiro para o RioContentMarket, o maior evento de conteúdo audiovisual multiplataforma da América Latina, que começa nesta quarta-feira (29). Além de realizar encontros de negócios, os representantes da Pact (Producers Alliance for Cinema and Television), John McVay e Dawn McCarthy, estarão reunidos com membros da Ancine (Agência Nacional de Cinema) e SAv, em reuniões articuladas pela ABPITV.

A vinda da delegação britânica para o evento é uma das ações estratégicas de entidade para 2012, pois o Reino Unido é um dos mercados-alvo da indústria audiovisual brasileira. Ainda assim, o Brasil não possui nenhum acordo de co-produções audiovisuais com a Inglaterra. Para fortalecer o intercâmbio da indústria audiovisual entre os dois países, o BTVP (Brazilian TV Producers) – programa de exportação de conteúdo nacional brasileiro – vem intensificando a promoção de ações estratégicas para mudar este cenário.

O presidente da ABPITV, Marco Altberg, participou da reunião do Comitê Econômico e de Comércio Conjunto Reino Unido – Brasil (Jetco), em novembro do ano passado, em Londres. Ainda em 2011, no Mipcom – principal feira mundial de conteúdo, tendo a TV como principal plataforma – o BTVP realizou pela primeira vez um encontro de negócios com produtoras inglesas da Pact a fim de estreitar o relacionamento com a entidade. A partir deste encontro, várias possibilidades foram discutidas e, este ano, a Pact reuniu uma delegação que vêm ao Brasil exclusivamente para encontros de negócios com produtores brasileiros.

Uma das empresas que fazem parte da delegação britânica é a Bedlam Productions, produtora do longa-metragem “O discurso do rei”, vencedor do prêmio de melhor filme, ator, diretor e roteiro original no Oscar 2011. Durante o RioContentMarket 2012, a ABPITV e a Pact irão organizar reuniões de negócios pré-agendadas, com cerca de 20 minutos de duração, nos três dias de evento.