Brasil quer maior participação em verba de produções internacionais

O Brasil estuda a possibilidade de ampliar sua verba publicitária no setor de produções internacionais rodadas fora do país de origem. O segmento fatura US$ 9 bilhões por ano, mas segundo pesquisa da Apro (Associação Brasileira da produção de obras Audiovisuais), o País detém apenas 0,002% dessa gama.

Pensando em ter uma maior participação nesse mercado, a Beam.TV, rede mundial de armazenamento e distribuição de filmes publicitários pela internet, estuda a criação de um site que servirá como um arquivo para as produtoras nacionais e como referência para o setor. “Nosso objetivo é promover internacionalmente a propaganda brasileira e trazer para cá uma fatia maior dos US$ 9 bilhões faturados anualmente pelas produções internacionais rodadas fora dos países de origem”, afirma Fabio Pellim, diretor da empresa no Brasil.

Segundo Pellim, há três sites internacionais que funcionam como vitrine das produções publicitárias feitas pelo mundo. na Grã-Bretanha, existe o www.ukshowreels.tv; nos Estados Unidos, o www.usshowreels.tv, e na França o www.frenchshowreels.tv, todos desenvolvidos pela Beam.TV. “Acessando-os é possível assistir aos ‘rolos’ de filmes de diretores de uma determinada produtora, ver a ficha técnica, contatos, entre outras informações”, comentou o diretor.