Brasil sedia primeiro evento 100% focado em podcasts do Spotify
O Brasil foi escolhido pelo Spotify para sediar o primeiro evento 100% focado em podcast da companhia em todo mundo. O Spotify for Podcasters Summit será realizado nos dias 1 e 2 de novembro, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. O evento tem assinatura da Bullet.
O evento irá trazer painéis, palestras e workshops com grandes nomes do mercado para mostrar a riqueza da produção, criação e monetização de podcasts, entre outros temas.
O país foi escolhido por alguns motivos. O consumo de podcast no Spotify no Brasil cresce 21% em média mensalmente desde janeiro de 2018, segundo a empresa.
Líder no consumo de podcasts no país, de acordo com pesquisa da VoxNet, a plataforma de streaming de áudio dará a oportunidade a podcasters, criadores de conteúdo e o público em geral de trocarem experiências e se inspirarem com insights e informações sobre o atual cenário do formato.
O Brasil é o segundo país que mais consome podcasts, segundo pesquisa Podcast Stats Soundbites , ficando atrás apenas dos Estados Unidos.
Segundo a plataforma, a audiência global de podcasts do Spotify cresceu mais de 39% do segundo trimestre para o terceiro deste ano. Além disso, o serviço atingiu a recente marca de mais de 500 mil podcasts na plataforma.
“Queremos nos tornar a plataforma de áudio número um do mundo e estamos focados no áudio mais do que qualquer outra empresa global. O Brasil é um dos mercados mais importantes para o Spotify em busca desse nosso objetivo, já que 40% dos usuários de internet no país já escutaram podcast, segundo pesquisa do Ibope. Queremos aumentar ainda mais esse número e o Spotify for Podcasters Summit será um marco para a companhia, mostrando ao mercado que o Spotify é a casa dos podcasts”, diz Javier Piñol, diretor do Spotify Studios na América Latina, que comandará a palestra “Coming Soon”, sobre o os novos Originals do Spotify e também sobre as tendências do mercado.
O Summit terá a participação de dezenas de podcasters, palestrantes e especialistas no assunto. Mia Nygren, diretora-geral do Spotify na América Latina, abrirá o evento com “A aposta no Podcast”, explicando os rumos do mercado e a evolução do produto ao longo dos anos.
Além das palestras e workshops, que ensinarão os interessados a criar, produzir e até monetizar um podcast, a Cinemateca Brasileira estará equipada com 3 estúdios de gravação de podcasts. Um deles, chamado de Aquário, receberá grandes podcasters para gravação de episódios especiais. O crossover “Os Maiores Podcasters do Brasil”, por exemplo, terá ninguém menos que Alexandre Ottoni e Deive Pazos (Nerdcast); Cid (Não Ouvo), Edu, Fih e Maíra (Filhos da Grávida de Taubaté); Rodrigo Vizeu e Magê Flores (Café da Manhã); Ju Wallauer e Cris Bartis (Mamilos).
Outros números do setor
Gêneros de podcast mais ouvidos no Spotify Brasil
- Sociedade & Cultura
- Comédia
- Educação
- TV & Filmes
- Notícias
- Negócios
- Música
- Religião & Espiritualidade
- Lazer
- Esportes
Top 10 Spotify Originals no Brasil em audiência
- Café da Manhã
- Não Ouvo Podcasts
- Kpapo
- Eleição Na Chapa
- Oêa: Copa Feminina 2019
- Jogo de Damas
- Reply All
- Science Vs
- Serial Killers
- Xêpa / Não Salvo