Brasil tem 21 finalistas no Festival of Media LatAm

Começa nesta quarta-feira (1) mais uma edição do Festival of Media LatAm, encontro que reúne os principais executivos de mídia e marketing da América Latina, no hotel Fontainebleau, em Miami Beach, Estados Unidos. Com patrocinadores como SBT e Clear Channel, o festival irá discutir, em diversos seminários, as transformações sociais, políticas e econômicas que ocorreram na América Latina nos últimos anos, impactando diretamente na globalização da região, transformando identidades antigas e criando um novo tipo de poder. Porém, a grande atração do evento está marcada para a noite da próxima sexta-feira, quando serão conhecidos os cases vencedores da premiação do festival. O Brasil concorre com 21 finalistas, liderando o shortlist da premiação, seguido do México, que emplacou 17 trabalhos.

As agências que lideram o ranking brasileiro são FCB Brasil e CuboCC, ambas com quatro finalistas; e Leo Burnett Tailor Made, com três. Todos para um cliente de cada agência – no caso da FCB, concorre a prêmios em quatro categorias diferentes, “Anúncio protetor”, feito para Nivea, que se destacou no último Cannes Lions ao levar o GP de Mobile. Já a CuboCC destacou “WhatsCook”, para a maionese Hellmann’s, da Unilever. E o trabalho da Leo Burnett é o, também já premiado em outros festivais, “Enterro do Bentley”, para a ABTO (Associação Brasileira de Transplante de Órgãos).

Também estão entre os finalistas do país dois trabalhos da Isobar Brasil e, com um cada, das agências Borghi/Lowe, Loducca, Taterka e Z+. Figuram ainda no shortlist duas campanhas inscritas pelo próprio anunciante – no caso, a Mondelez Brasil; e outra por um veículo, a Fox Latin America.

Entre os jurados, cinco profissionais representarão o país em Miami: Sergio Gordilho, sócio e diretor-geral de criação da Africa; Gustavo Gaion, vice-presidente de mídia da Y&R; Alexandre Ugadin, vice-presidente de mídia da FCB Brasil; Andrea Napolitano, diretora de marketing da BRF; e Renata Valio, head of media da Wieden+Kennedy São Paulo.

Antes disso, outros profissionais brasileiros fizeram parte do júri do shortlist, cuja avaliação foi feita online: Paulo Sant’Anna, diretor-geral de mídia da Taterka; Fabio Freitas, diretor nacional de mídia da F/Nazca S&S; Flavio Rezende, diretor-geral de mídia da DPZ; Fernando Salles, vice-presidente de mídia da Leo Burnett Tailor Made; Patricia Weiss, consultora estratégica de branded content & entertainment e transmídia na Asas da Imaginação; e Ricardo Pedro, superintendente de marketing da Qualicorp. O presidente do júri será Randy Ranson, vice-presidente comercial da SABMiller para a América Latina. Alessandre Siano é o representante brasileiro do festival.

Palestrantes

Além da competição, o Brasil também marca forte presença entre os palestrantes. Estão confirmadas apresentações de Nizan Guanaes, chairman do Grupo ABC; João Ciaco, diretor de publicidade e marketing de relacionamento da Fiat; Paulo Stephan, diretor-geral de mídia da Talent; Guga Ketzer, sócio e VP de criação da Loducca; entre outros profissionais do mercado publicitário e de outras áreas de atuação – casos de Bruno Senna e Lucas Di Grassi, ambos com passagem pela Fórmula 1, que vão falar sobre a Fórmula E, competição “sustentável” criada pela FIA, formada por carros elétricos.

Entre os debatedores internacionais, destaque para grandes nomes da mídia mundial, como Gerhard Zeiler, presidente da Turner Broadcasting System International; Bob Bakish, CEO da Viacom International Media Networks; e o espanhol Aris De Juan, presidente regional da Clear Channel para América Latina.