Brasil tem jurados no Festival de Mídia LatAm 2013

 

A abertura da mídia para marcas sem fronteiras é a temática central da quarta edição do festival de cases de mídia “Festival of Media LatAm”, que será realizado em Miami, nos Estados Unidos, entre 25 e 27 de setembro. A agenda do evento tem como foco marcas que crescem regionalmente, a troca entre países na região, a construção de “marcas latinas” e a exportação da cultura latina pelo mundo. Será apresentada uma prévia exclusiva do ranking BrandZ das marcas mais valiosas da América Latina este ano no festival que terá como presidente do júri Luis di Como, vice-presidente sênior da Unilever.

Do Brasil, são jurados João Ciaco, presidente da ABA (Associação Brasileira de Anunciantes) e diretor de publicidade e marketing de relacionamento da Fiat; Flavia Molina, head de marketing para Brasil e América Latina da Nokia; Tatiana Ponce, diretora de marketing e shopper costumer marketing na Nivea; Paulo Stephan, diretor de mídia da Talent; Rosana Ribeiro, diretora de mídia da Borghi/Lowe; Diego Araújo, diretor-executivo de criação da AgênciaClick Isobar; Marcelo Tripoli, CEO da SapientNitro iThink; e Eduardo Lorenzi, head de planejamento da Neogama/BBH.

As inscrições foram encerradas no início de agosto e o Brasil já está avaliando os trabalhos online. O shortlist será divulgado no dia 23 de agosto – e o país tem cerca de 50 cases inscritos, que concorrem em diversas categorias. Os finalistas serão julgados in loco. A festa de entrega – quando são conhecidos os premiados – é no dia 27 de setembro.

A premiação escolhe os melhores em conteúdo original (Best original content) – categoria bastante aberta, que envolve trabalhos inscritos por marcas, agências e produtoras que trabalham com criação e distribuição de conteúdo –; o Prêmio Panamericano, que premia em 15 categorias diferentes, entre elas a melhor campanha publicitária regional; a melhor campanha US/Hispânica; e a nova categoria Melhor Contribuição a uma Campanha por um Veículo de Comunicação, premiação destinada aos cases em que veículos representam especial contribuição à estratégia vencedora de um anunciante, considerando pensamento criativo, consumer insight e resultados. Pode ser uma estratégia multiplataforma ou não.

Stephan, da Talent, foi jurado numa das edições europeias e este ano é jurado de Best Target Campaign e Effectiveness Awards. “O festival é novo, mais focado na indústria de mídia, e vem crescendo. Acredito que deve se transformar em uma marca mais forte. Ele encara a mídia como um negócio, como usar a mídia de maneira mais ampla. Extrapola o mundo das agências”, diz Stephan.

Ele conta que o principal aspecto da premiação é unir mercados de muitos contrastes. “Brasil, Argentina e México têm realidades semelhantes, em qualidade e volume. Há outros mercados muito menores e, salvo eventuais ideias brilhantes, a tendência acaba sendo premiar clientes mais ousados, países com mais recursos, verbas maiores. Mas é interessante entrar em contato com nossos vizinhos, trocar informações”, conta Stephan.

O Festival de Mídia foi fundado por Charlie Crowe, CEO da empresa de conteúdo de mídia C Squared, baseada em Londres, e é realizado anualmente  em três lugares do mundo: a edição asiática em Cingapura, em março; a global em abril, em Montreux, na Suíça; e a latina tradicionalmente em Miami, em setembro. No Brasil, o festival é representado desde julho passado pelo profissional de mídia Alessandre Siano, ex-head de mídia da Cheil, que também trabalhou na Talent, na QG e na Africa. “Meu papel é ser embaixador do evento no Brasil, para torná-lo relevante no país. Escolhi nomes brasileiros importantes para integrar o júri e fazer palestras. É um festival grande demais para que o Brasil não participe com relevância.”, diz Siano. Segundo ele, 25% dos participantes no evento anualmente são anunciantes.

Este ano, estão entre os acontecimentos internos a apresentação de campanhas vencedoras da versão europeia do Festival de Medial Global 2013. Sergio Gordilho, copresidente e CCO da Africa, falará em um painel especial intitulado #ChangeBrazil, do qual participa ainda Andreza Santana, gerente de publicidade da Telefonica Brasil.

Outros temas são “Principais dinastias da mídia latino-americana”, com Adriana Cisneros, vice-presidente e diretora de estratégia do Cisneros Group of Companies e Luis Fernando Santos, ex-presidente da Casa Editorial El Tiempo. Na sessão sobre mobile, por exemplo, falarão Ruth DeGolia, diretora-executiva da Mercado Global; Shaun Gregory, diretor global de publicidade da Telefonica Digital; e Bonin Bough, vice-presidente global de mídia e relacionamento com o consumidor da Mondelez International. Para participar como delegado, é preciso acessar o site do evento.