Brasil tem mais de 350 mil pesquisas por mês sobre o tema beleza
Cuidados com a pele, maquiagem, cabelo e unhas são os assuntos que mais interessam aos usuários digitais no mercado de beleza. O Pinterest realizou uma pesquisa no setor, que reúne na categoria de Cabelo, Maquiagem e Beleza mais de 38,5 milhões de visitas únicas.
Os internautas buscam dicas desses assuntos e salvam as ideias que gostariam de reproduzir em momentos do dia a dia ou ocasiões especiais. O Pinterest é uma rede social de compartilhamento de fotos que se assemelha a um quadro de inspirações, onde os usuários salvam e compartilham imagens temáticas dos mais variados temas. Por ter esse perfil, a ferramenta pode ser vista como um termômetro para os departamentos de marketing e vendas, mostrando as preferências dos usuários e os itens mais desejados pelos consumidores.
No Brasil, o assunto mais buscado na categoria ‘Beleza’ é ‘Maquiagem’, com mais de 650 mil pesquisas por mês. ‘Cuidados com a pele’ cresceu 40% em relação ao ano anterior, e ‘Cabelo’ aumentou 25%.
“Mensalmente no Brasil são realizadas mais de 350 mil buscas com a palavra beleza. Por isso, acreditamos que as marcas de maquiagem, cuidados com a pele e cabelos, devem ver no Pinterest uma oportunidade de atrair potenciais clientes no momento em que estão buscando inspiração para seus projetos diários e, desta forma, propensos a consumirem seus produtos”, explica Mariana Sensini, diretora de parcerias estratégicas do Pinterest no Brasil. “Como o engajamento em torno da categoria de beleza continua a crescer na plataforma no Brasil, nós estamos preparados para ajudar as empresas do setor a conquistarem esse novo público”.
Em geral, metade dos usuários, inclusive, salva, pelo menos, uma ideia de cabelos na plataforma; 43 milhões de pessoas buscaram a palavra ‘cabelo’ em 2015 e 670 milhões de ideias foram procuradas por temas relacionados a esse termo no mesmo ano.
A conversão também foi analisada. Depois de verem um Pin, 42% dos usuários já efetuaram uma compra de beleza. Além disso, as pessoas estão duas vezes mais propensas a comprar em uma loja física e usam o app do Pinterest enquanto realizam uma compra.
Os pinadores, como são chamadas as pessoas que usam o Pinterest, procuram pelo nome de marcas na plataforma, principalmente para máscaras, sombras, produtos para os lábios e bases.
O número de homens usando a plataforma tem crescido bastante na área de beleza. Cortes de cabelo e cuidados com a pele lideram as pesquisas.