A WMcCann lançou nessa manhã o filme “Balada interativa”, para o Chiclets Evolution, da Adams, marca da Kraft Foods. Trata-se do primeiro filme interativo do mundo para Smart TV – no caso, adaptado à linha LW5700, da LG, que fornece ao consumidor a possibilidade de utilizar a internet e já vem com 200 aplicativos próprios para a TV. O comercial vem com o sistema “Can you feel it”, metodologia desenvolvida pela ITBN (Interactive Transmídia Brand Network), empresa do Grupo Burti, e que possibilita a construção da narrativa interativa do trabalho em uma TV conectada.

No filme, baseado no diferencial do Chiclets Evolution – goma de mascar que se inicia com um sabor e termina com outro –, o consumidor pode mudar toda a história de uma festa à fantasia utilizando o controle remoto da Smart TV. Além de escolher diferentes finais, o espectador pode, durante o comercial, abrir outras situações por meio das caixas dos Chicletes, que aparecem escondidas nos diversos cenários.

Ricardo Godoy, diretor da ITBN e da BurtiFilmes (responsável pela produção do comercial), diz que até 2014, no Brasil, deveremos ter milhões de TV conectadas a web. “Só a LG diz que deverá ter quatro milhões de unidades nas mãos de seus consumidores. Isso é uma mídia significativa e irá gerar grandes oportunidades ao mercado. Até porque esse sistema proporciona a aliança da tecnologia com a dramaturgia, ou seja, da tecnologia com a emoção”, disse.

Já para Ricardo Cavallini, vice-presidente de convergência da WMcCann, essa tecnologia é uma evolução do que já ocorre no mercado. “Se formos fazer um paralelo, o digital já está inserido na televisão e também à disposição das marcas por meio de outros devices, como o videogame ou o DVD. Agora temos a internet na TV, o que mostra o quanto essa indústria está mudando rapidamente. E que irá obrigar cada vez mais agências e anunciantes a passarem suas mensagens para os consumidores com atratividade e entretenimento”.

O lançamento de Chiclets Evolution também contou com ações nas plataformas digitais, onde o cantor Latino e a banda Cine foram convidados a fazer diferentes versões da música “É tudo nosso”, trilha da campanha. Em menos de 10 dias, as duas versões tiveram cerca de 150 mil views, além de uma “discussão” no Twitter – que esteve nos trending topics –, acerca de qual seria a melhor versão.

por Daniel Milani Dotoli