O mercado brasileiro já tem o primeiro jornal produzido exclusivamente para iPad. É o Brasil247 (veja o website aqui), projeto comandado pelos jornalistas Leonardo Attuch e Joaquim Castanheira, ex- redatores chefes da IstoÉ Dinheiro, que deixaram seus postos para iniciar a “partnership journalism”, como intitulam o modelo de negócio. “A empresa pertence aos jornalistas, não está vinculado a investidores ou editora”, diz Attuch.
A iniciativa brasileira é inspirada no americano The Dayli, do empresário Rupert Murdoch, lançado neste ano. O titulo no Brasil é gratuito e já conta com anunciantes como a Hyundai, Tecnisa, SEB, Bovespa, Icap e Hinday.
O investimento no produto é de R$ 4 milhões em um ano, sendo que um dos principais fornecedores a Woodwing, desenvolvedora de aplicativos de iPad no mundo, inclusive para a revista Veja. “A aposta financeira é progressiva e acreditamos no retorno nesse período, mas a operação não está ancorada no patrocínio das empresas”.
Da ideia até o lançamento do projeto foram três meses. “Colocamos no ar em tempo recorde e agora vamos melhorando e atualizando os aplicativos”.
Entre os nomes de peso estão Gabriel Coelho, que veio da Trip para assumir a diretoria comercial. Na produção de conteúdo estão os próprios Castanheira e Attuch, o editor Helio Doyle, de Brasília e que já passou para várias veículos importantes do país, além de colaboradores como Claudio Tognolli, repórter da Jovem Pan e professor da Eca/USP.
Ao todo, uma equipe interna de 20 pessoas ficará responsável pela atualização do novo jornal terá ao menos duas edições diárias (às 20h e às 6h).
Contexto
O Brasil já possui 200 mil tablets e a expectativa é que 1 milhão de aparelhos estejam habilitados ainda em 2011, segundo dados da consultoria IDC. Attuch explica que já há indicadores de que 80% desse volume seja de iPads.
Mas ele não quer ficar restrito à plataforma, tanto que há um portal na internet do jornal que será atualizado e permitirá download inclusive de smartphones.
“O jornal americano The Daily nos deu a certeza de que estávamos no caminho certo”, afirmou Attuch. “Esses aparelhos finalmente trouxeram portabilidade ao leitor e devem acelerar a migração do papel para os meios digitais”, ele acrescentou. “O Brasil247 não é uma adaptação de uma edição impressa. Ele foi criado especialmente para explorar os recursos tecnológicos disponíveis na plataforma iPad”, acrescentou Castanheira.
O Brasil247 terá as seções Poder, Brasil, Mundo, Cultura e Esportes), Portfólio (finanças pessoais), Agro, Mídia & Tecnologia, Games & Aplicativos, Ecologia e Fotografia. Nos finais de semana vai publicar a revista Oásis, sobre qualidade de vida, estilo, saúde, alimentação, espiritualidade e viagens.
Interatividade
Sobre as críticas de que as propostas de revistas e jornais para iPad são estáticas e não aproveitam o potencial da mídia, os publishers afirmam que os anunciantes poderão apresentar produtos de forma interativa “e por um custo muito mais atraente do que os jornais tradicionais”.
E o conteúdo seguirá essa linha. “O produto no iPad tem de ser mais ágil que no papel. Já temos uma edição do terremoto no Japão, e quando você entra na primeira página vê uma galeria de fotos. Na seção portfólio, voltada ao mercado de capitais, temos entrevistas em vídeo. A edição para iPad mistura a linguagem e potencialidade de várias plataformas.”
Atualmente, os veículos mais elogiados nesse sentido são a Popular Science e a TIME, que receber menção na Stevenote de apresentação do iPhone OS 4, com app gratuito no qual é possível comprar todas as edições semanais e manter todas concentradas em um único lugar.
Outros exemplos que caminham bem na nova mídia são a Project, criada pela Virgin Media, do magnata Richard Branson; e a Wired Magazine com extras exclusivos para o iPad como vídeos e entrevistas, fotos em 360 graus e as reportagens da revista impressa, a um custo baixo, US$ 3,99 na versão norte-americana e US$ 1,99 na inglesa.
No Brasil, o mercado já conta com a Época Digital que integra o conteúdo da revista semanal com o seu website, bem como, a Época Negócios Digital que adapta as reportagens da revista para a tela do iPad e tem download gratuito.
por Perla Rossetti e Paulo Macedo