Brasileira assume cargo de direção do Ascential, dono do Festival de Cannes
Letícia Malta: “objetivo é trabalhar próximo ao nosso representante na região, o Estadão”
Menos de um mês após anunciar o brasileiro José Papa Neto como o novo CEO do Lions Festivals, o Ascential Group colocou agora uma brasileira no comando da operação na América Latina. Trata-se de Letícia Abraham Malta, que é a nova diretora regional do Ascential Group na América Latina. O Ascential é controlador do Lions Festivals (responsável pelo Cannes Lions, Lions Health, Lions Innovation e Lions Entertainment) e também da WGSN, empresa especializada em pesquisa de tendências e inteligência criativa de negócio. Ao que tudo indica, Letícia será uma pessoa-chave para o Festival de Cannes no Brasil.
“Terei a responsabilidade de liderar o negócio não só da WGSN, mas de todos os produtos do Ascential, como Lions e Bett Educar, entre outros. Esse não é um objetivo novo, uma vez que o próprio José Papa Neto (ex-CEO da WGSN) entrou no grupo com essa responsabilidade quatro anos atrás”, falou ela. A executiva, que passa a liderar todas iniciativas do grupo na América Latina, disse que há muitas oportunidades para crescimento, tanto organicamente como por meio de aquisições.
De acordo com Letícia, o objetivo é trabalhar próximo ao jornal O Estado de S.Paulo, representante oficial do Festival Internacional de Criatividade no Brasil. “A WGSN, lidero há dois anos, mas pretendo manter o espírito que pautou nossa atuação nestes mais de dez anos de história na região. Quanto ao Lions, especificamente no Brasil, o objetivo é trabalhar próximo ao nosso representante na região, o Estadão, no contínuo desenvolvimento de nossa proposta de valor”. Anteriormente, Letícia ocupava o cargo de VP executiva Latam WGSN.
Questionada sobre o que passa a mudar para o país com essa nova liderança brasileira, ela afirmou que “no que tange à WGSN e ao Lions Festivals, se o fato do José Papa ser brasileiro ampliar a abrangência de nossa mensagem, ótimo. Nada muda, porém, quanto à postura isonômica de gestão. Foi assim com a WGSN, que é uma operação global, e assim será em Lions”.
Na opinião da executiva, que é administradora de empresa e antropóloga, mudanças são sempre positivas. “As que estamos vivendo, porém, mantêm nosso legado, uma vez que o Phil Thomas (ex-CEO do Lions Festivals e novo CEO da Ascential Events) liderará o braço da Ascential, à qual Lions faz parte”, destacou ela.
Letícia ressaltou que existe demanda criativa no Brasil e esse é um momento muito importante nesse aspecto. “Conhecimento e criatividade são a essência do que fazemos e poucas vezes vivemos na nossa história um momento que precisamos tanto disso. Somos mais de 210 milhões de brasileiros. Demanda, aqui tem. É preciso só ser criativo e conhecer muito bem o seu público e o seu negócio para construir uma marca consistente no mercado”, finalizou a executiva.