O brasileiro é o mais receptivo para publicidade em celular, segundo o estudo Neoconsumidor: Decifra-me ou te Devoro!, realizada pela Ebeltoft Group e GS&MD (Gouvêa de Souza) com o objetivo de mostrar a relação do consumidor com os canais digitais – celular, internet e TV interativa. A pesquisa foi realizada em 11 países – Alemanha, Dinamarca, Portugal, Austrália, Espanha, Reino Unido, Brasil, Estados Unidos, Romênia, Canadá e França – em julho deste ano.
O estudo mostra que, enquanto globalmente apenas 17% das pessoas estão dispostas a receber publicidade via celular, 42% dos brasileiros são receptivos a esse tipo de comunicação, principalmente as mulheres da classe C, com idade entre 25 e 44 anos.
Porém, a população que mais compra pela internet é a alemã que, devido à crise econômica, passou a fazer comparações de preços pela internet e é racional ao fazer compras. Já o Canadá foi o país que apresentou o menor índice de compra pela internet. O canadense tem como característica de comportamento pesquisar preços pela internet, mas não o de efetuar compras, já que a ida às lojas é considerada um programa para sair de casa e se divertir.
Comportamento
Usar a internet como ferramenta de comparação de preços é uma característica comum entre os entrevistados. O australiano é o que mais pesquisa preços na web antes de comprar (76%), seguido pelos britânicos (74%) e brasileiros (73%).
Insegurança de passar informações bancárias pela internet e a necessidade de ver, sentir e tocar os produtos antes de comprar são as principais razões pelas quais os brasileiros (55%) não realizam compras virtuais. Já a população global não compra pela web porque gosta de ver os produtos (66%) e não gosta de passar dados bancários (56%).
O neoconsumidor – denominação dada ao consumidor que tem acesso a diversos canais e informações – é composto por homens e mulheres com idade entre 35 e 44 anos (23%) com nível universitário (26%).