Brasileiro está na campanha que garantiu Leão de Prata para a Hungria
André Felix, no centro, comemora prêmio com as equipes da White Rabbit e da Sonido Antro
Ao pensar na nação húngara, se você estiver com a cabeça na Copa do Mundo, talvez lhe venha na memória o craque do passado Ferenc Puskas, um dos maiores jogadores de todos os tempos. Mas o país, que não está no mundial de futebol neste ano, pode se orgulhar de ter conquistado um prêmio em outra competição importante em junho de 2018: o Cannes Lions. A campanha “The Fastest Spot” ganhou um Leão de prata, além de duas shortlists, na categoria rádio do festival internacional de criatividade, .
O case, criado para a companhia de entregas Fedex, se autodenomina o spot mais rápido da história da empresa. Para isso, considerando que 93% dos millennials ouvem música com fones de ouvido, de acordo com o comScore, a ação utilizou um método de gravação de áudio binaural. A técnica usa dois microfones para enviar sons diferentes para os canais esquerdo e direito do fone. Um dos lados reproduz o nome do Fedex e o outro o do concorrente. Adivinha qual é o mais rápido? A assinatura do spot dá a resposta: “veja que a FedEx é sempre a mais rápida”. Ouça:
O curioso é que o trabalho de comunicação, veiculado no Spotify, é uma experiência auditiva que só pode ser apreciada e compreendida usando fones de ouvido. O motivo? A Fedex queria abordar o público da nova geração com uma experiência que passasse o conceito de velocidade e a eficácia de seus serviços em comparação com os concorrentes.
O mais interessante da história é que na equipe de criação está o diretor de criação e redator brasileiro André Felix. “Não é segredo que a atenção dos millennials vem diminuindo ao longo dos anos, junto com a paciência deles. São jovens que se tornaram quase imunes à publicidade invasiva e fora do contexto. Por isso, é muito difícil segmentá-los em seu mundo acelerado e chamando a sua atenção”, explica o publicitário.
Além do Leão em Cannes, neste ano a mesma campanha também ganhou um Wood Pencil no D&AD, um dos festivais mais criteriosos da propaganda mundial. Com a ajuda de Felix, inclusive, o anunciante conquistou outro Lápis de Madeira no festival inglês, com o case Get Mesmerized, dobrando o número histórico de prêmios do país, de dois para quatro.
Na Riviera Francesa, o resultado foi tão expressivo para a propaganda hungara que grande parte da equipe da agência White Rabbit viajou de Budapest até a Côte d’Azur apenas para comemorar o prêmio e, claro, tirar uma foto do case, exibido no painel digital gigante do lado de fora do Palais des Festivals.
Reprodução do case “The Fastest Spot” no painel digital do Palais des Festivals