Brasileiro ainda não identifica marcas patrocinadoras da Copa 2014

O brasileiro não lembra ou não sabe quais serão as marcas que patrocinarão a Copa das Confederações 2013 e a Copa do Mundo 2014, aponta uma pesquisa realizada pela Hello Research. O levantamento mostra que a população se confunde quanto às empresas parceiras das competições e desconhece a relação das marcas que aparecerão de forma oficial durante as partidas.

Segundo o estudo, 47% dos brasileiros alega não saber ou  não lembrar marcas que patrocinarão o evento. O índice de desconhecimento é ainda maior se considerada a faixa etária acima de 60 anos, chegando a 67%.

A Coca-Cola é a mais lembrada pelos brasileiros, tendo sido citada por 32% dos entrevistados.  O segundo lugar do ranking, porém, mostra um claro caso de confusão da população. A empresa que figura nesta posição é a Nike, que não é uma patrocinadora, mas mesmo assim foi mencionada por 18%. A fornecedora de material esportivo oficial da Copa é a Adidas, que ocupa a 8ª posição, com 10% das menções. Entre os bancos, há um caso semelhante. Caixa Econômica Federal (13%), Bradesco (13%), Banco do Brasil (12%) e Itaú (11%) ocupam da 3ª à 6ª colocações, mas apenas o último apoia as competições. Ainda foram citadas Petrobras (10%), Vivo (9%), Brahma (9%), Skol (6%), Guaraná Antarctica (5%) e TIM (4%).

“Fica evidente o fato de existir muita confusão por parte da população entre patrocinadores da Copa do Mundo Fifa 2014, patrocinadores da seleção brasileira de futebol e patrocinadores de outras modalidades esportivas”, comenta Davi Bertoncello, sócio-diretor executivo da Hello Research. “Entendemos que os números atuais não são confortáveis, mas não é um fato para preocupação, apenas um sinal de alerta. As marcas investem pesado para fazer parte desta grande festa, mas só tiram proveito deste fato uma vez que as pessoas associem sua marca à competição. Para isso, só existe o caminho da comunicação”, destaca.