Revista Brasileiros completa cinco anos
Nascida de forma independente pelas mãos dos sócios-fundadores Patricia Rousseaux e Hélio Campos Mello, a revista Brasileiros chega às bancas nesta segunda-feira (10) com a edição de nº 65, que celebra seus cinco anos de existência. Com periodicidade mensal, a publicação nasceu para atender uma demanda então pouco explorada no meio editorial, dando maior profundidade e riqueza de detalhes para assuntos muitas vezes abordados superficialmente ou mesmo esquecidos por veículos como as semanais — conceito bem explicado na frase presente na capa de todas as edições, logo acima de seu nome: “A revista mensal de reportagem. Tendências, personagens, cultura, política e economia”.
“Atuei muito com o hard news e ouvi muito aquela máxima que dizia: good news is no news (“boa notícia não é notícia”, em tradução livre). Na Brasileiros, decidimos por não ficar alheios às mazelas, mas também sem atuar como profetas do apocalipse. Percebemos que é possível falar sobre assuntos que vão desde personagens com boas histórias para contar até uma análise mais aprofundada de política ou economia, em textos que podem ir dos três aos 30 mil toques — nunca mais nem menos do que é necessário para relatar aquele fato da maneira ideal. A ideia é mostrar um Brasil legal, mas sem nunca fechar os olhos”, contextualiza Campos Mello, diretor responsável pela Brasileiros Editora e diretor de redação do título de mesmo nome. Premiado repórter fotográfico, antes de seu projeto próprio ele participou da concepção da IstoÉ, em 1976, e atuou como editor de fotografia da Agência Estado nos anos 80, entre outras experiências.
A publicação comemorativa traz, além da equipe de redação, a colaboração de diversos especialistas e personalidades para temas de relevância nacional. Entre eles estão Miguel Nicolelis, falando sobre ciência; o ministro Guido Mantega, sobre política; Delfim Neto, sobre economia; Silvio Luiz e Galvão Bueno, sobre esporte; e Luiz Lara, sobre publicidade. “Esta é uma edição crítica, que fala dos cinco anos passados e dos cinco que virão”, analisa Campos Mello.
Das 164 páginas que compõem a edição de aniversário da Brasileiros, 28 serão dedicadas a anunciantes. Atualmente, a publicação tem tiragem de 41 mil exemplares, com planos de chegar a 50 mil já no início do próximo ano.
Além da revista
Os cinco anos da Brasileiros, tanto da revista quanto da editora de mesmo nome nascida com o título, funciona também como celebração da construção de uma plataforma mais abrangente, tendo a publicação como ponto de partida. “Construímos uma empresa com capital individual, sem investidores externos e, na medida em que ela foi crescendo e se fortalecendo, pudemos explorar novas abordagens. Hoje a Brasileiros é mais que a revista, é uma marca consolidada em um tripé de convergência de mídia, fixado em papel, digital e relacionamento”, explica Patricia, que responde como diretora de planejamento da Brasileiros Editora e como diretora editorial da revista Arte!Brasileiros, primeiro produto além do título-chefe da empresa. Nascida em 2010, a publicação conquistou grande espaço em seu segmento em pouco mais de um ano e meio de vida, marcando presença em muitos dos principais eventos do setor no Brasil, como SP Arte e ArtRio; e no mundo, como na argentina ArtBA e nas edições da Art|Basel na Suíça e nos Estados Unidos. Tem ainda distribuição de 10 mil exemplares bilíngues internacionalmente, para mais de 20 países, sendo cinco mil via Itamaraty, por mala diplomática, como forma de incentivo à arte e cultura brasileira no exterior.
Em 2011, a editora passou a realizar os Seminários Brasileiros, eventos de grande porte para trazer especialistas à discussão de tópicos como infraestrutura, Copa no Brasil, rumos da economia e colecionismo — integrando o núcleo de relacionamento citado por Patricia. O 10º e último deles, realizado em outubro, abordou temas ligados à inovação — inspiração para a terceira revista da editora, Inovação!Brasileiros, lançada em fevereiro deste ano.
No digital, a empresa oferece em seu portal a TV Brasileiros, com conteúdos diversos como a íntegra de mesas de discussões dos seminários, extensões de matérias das revistas e programetes como o Digitais — que conta a história de diversos personagens desconhecidos do país em tom documental. Também integra essa divisão as soluções de publicidade nas versões das revistas para tablet e no próprio site.
Para 2013, a meta é intensificar e ampliar o conteúdo e as opções para publicidade de cada um dos pilares. Entre as ações está a transformação da Inovação!Brasileiros em uma plataforma de comunicação digital independente, ainda sem detalhes divulgáveis; o desenvolvimento do BPP (Brasileiros Papel e Pixel), plano comercial integrando versões físicas e virtuais de produtos da editora; e até a possível participação em uma nova mídia. “Pretendemos lançar dois programas novos para a TV Brasileiros no primeiro semestre do ano que vem e outros dois no segundo. Também há conversas para levar alguns conteúdos para a TV por assinatura, ou até mesmo para um canal aberto”, adianta Patricia.