Brasileiros estão casando mais e investindo em suas casas, aponta Itaú

O Itaú Unibanco e a Rede, empresa de meios de pagamento, apresentaram a Análise de Comportamento de Consumo do terceiro trimestre de 2021 nesta terça-feira (7).

Segundo a análise, as agências de matrimônio e buffets, compras para reformas, construções e jardinagem foram os setores que apresentaram os melhores resultados em relação ao mesmo período de 2020.

Devido a flexibilização das restrições da Covid-19, as pessoas passaram a frequentar mais restaurantes e bares, fazendo com que o setor apresentasse um crescimento de 94% em relação ao terceiro trimestre do ano passado. Outro setor que apresentou um crescimento expressivo, de 18%, foi o de restaurantes online.

O relaxamento das medidas de isolamento social no terceiro trimestre também favoreceu o turismo, que teve um crescimento de 133,7%, enquanto as linhas aéreas registraram um aumento de 149,9% e setor hoteleiro de 109,7%.

A análise também apontou que a preocupação com a saúde permanece em alta, refletindo o crescimento de 14% das despesas com laboratórios. Já as bicicletas, cujas vendas aumentaram de maneira relevante em 2020, tiveram ligeira queda de 21% no terceiro trimestre deste ano, mas ainda seguem acima dos patamares pré-pandêmicos.

Veja abaixo os principais resultados do 3º trimestre de 2021, em comparação com o mesmo período de 2020:

Agências de matrimônio e buffets: 80% (quando comparado com o mesmo período de 2019, o aumento é de 18%)

Bares e baladas: 94%

Materiais de construção: 4% (ante igual período de 2019, o crescimento foi de 45%)

Móveis de escritório: 22%

Jardinagem: 1% (com salto de 34% na comparação com o mesmo período de 2019)

Cooperativas agrícolas (que fornecem insumos para o setor agrícola, como sementes, mudas, terra e flores): 171,8%

Floriculturas: 219,8%

Restaurantes online: 18% (na comparação com 2019, houve salto de 428%)

Laboratórios: 14%

Bicicletas: queda de 21% (quando comparado a igual período de 2019, o salto é de 58%)

Turismo: 133,7%

Linhas aéreas: 149,9%

Setor hoteleiro (hotéis, motéis e pousadas): 109,7%

Desempenho do varejo em geral

A análise apontou que o avanço da vacinação no Brasil está fortalecendo o consumo de forma geral. O valor total transacionado pelo varejo no terceiro trimestre de 2021 cresceu 27,5% em relação ao mesmo período de 2020 e 11,9% sobre o segundo trimestre deste ano. Já na comparação com 2019, período pré-pandemia, esse crescimento foi de 34,7%.

O relatório mostrou ainda que as compras presenciais são as que mais refletem a retomada, representando 78,9% do volume em faturamento no terceiro trimestre de 2021. Já a participação das compras online se estabiliza em 21,1%.

O valor transacionado em compras presenciais no terceiro trimestre teve evolução de 24,1%, comparado a igual período de 2020. Quando se olha para as aquisições no online, os gastos em compras foram 42,2% maiores no terceiro trimestre, ante igual período do ano anterior.

Carteiras digitais

O uso das carteiras digitais apresentou salto expressivo no terceiro trimestre de 2021. A modalidade, considerando Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay, cresceu 112,4% na comparação com o mesmo intervalo do ano anterior.

O ramo que teve mais representatividade no uso das carteiras digitais foi o de alimentação, com aumento de 108,8% no terceiro trimestre, em comparação a igual intervalo do ano anterior — sendo que os restaurantes foram os que mais se destacaram no setor, com salto de 220,3%, seguidos por drogarias e cosméticos, cujo crescimento foi de 89,5%, e mercados, com incremento de 64,2%.