O meio ambiente é a principal preocupação de brasileiros e indianos, enquanto que nos demais países, a economia é o tema de maior relevância no momento. É o que mostra um estudo conduzido em sete países – Estados Unidos, Reino Unido, China, Brasil, Índia, Alemanha e França – sobre como os consumidores percebem e se comportam em relação às iniciativas verdes das empresas de diversos segmentos. Foram entrevistadas mais de 5.700 pessoas no mundo, sendo 750 no Brasil. É a primeira vez que o País participa do levantamento, que é realizado desde 2006.
Em todas as nações pesquisadas os consumidores percebem os produtos “verdes” como mais caros, o que não impede que eles desejem comprá-los no próximo ano. China, Índia e Brasil apresentaram números significativos: 73% dos chineses, 78% de indianos e 73% dos brasileiros dizem que gastarão mais para consumir esses produtos, sendo que os entrevistados se dispõem a gastar, em média, 8% mais no orçamento. No Brasil essa margem chega a 37%.
Conduzido pela Penn, Schoen & Berland Associates (PSB), com participação das agências da WPP Landor Associates e Cohn & Wolfe – esta última representada no Brasil pela Gaspar & Associados -, e de uma empresa de consultoria independente, a Esty Environmental Partners, a pesquisa foi realizada entre maio e junho deste ano.
“À medida em que os mercados chineses, indianos e brasileiros amadurecem para potências globais, o apetite de seus consumidores por produtos ambientalmente responsáveis também amadurece”, diz Scott Siff, vice-presidente da PSB.
Entre os brasileiros, 48% consideram o desflorestamento a questão mais importante. O Brasil ainda está entre os países que se consideram na direção errada em relação à forma de lidar com meio ambiente. Neste grupo, também estão Reino Unido e França. Segundo a vp da Gaspar & Associados, Heloísa Picos, todas as regiões brasileiras e classe sociais foram consideradas no estudo. “Como não fomos tão impactados pela crise financeira, percebemos que os brasileiros hoje colocam essa preocupação ambiental em primeiro plano”, explica Heloísa.
No quesito imagem corporativa, 77% dos respondentes da pesquisa dizem que é importante ou muito importante uma empresa ser “verde”. Os consumidores dos sete países também concordaram que para demonstrar sua consciência ambiental, as empresas devem reduzir a quantidade de substâncias tóxicas ou perigosas em seus produtos e processos.
A pesquisa ainda explorou o aspecto da comunicação das iniciativas verdes e constatou que a televisão e a internet são as principais fontes de informação sobre o meio ambiente. No Brasil não é diferente: a internet é a maior fonte e os brasileiros são mais influenciados por reportagens do que pela propaganda.
Os entrevistados também foram convidados a listar as marcas que mais possuem ações verdes. As dez primeiras do Brasil foram: Natura, Azaleia, Unilever, Microsoft, Pão de Açúcar, Blue Tree, Fiat/Toyota, Lojas Americanas, Casa do Pão de Queijo e TIM.