Brasileiros ocupam espaço em prêmios internacionais do Cannes Lions
Profissionais como Saulo Rocha da David ajudam as agências e marcas a performarem em diversos formatos no festival
Se os organizadores do Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade contabilizassem a presença de profissionais brasileiros nas fichas técnicas de trabalhos premiados de todo o mundo, a chance de o país estar no topo do ranking seria bem real.
Tem brasileiros atuando em várias partes do mundo e eles levam o que se convencionou chamar de calor criativo dos trópicos. Que agrega assets como o senso da improvisação, lidar com orçamentos mais econômicos e a adaptação às linguagens regionais.
‘The first speech’, criação da Innocean Berlin para Repórteres Sem Fronteiras, recebeu Leão de Ouro em Film Lions, que o Brasil passou em branco. Mas os brazucas estavam lá: o CCO Gabriel Mattar, o ECD Ricardo Wolff (ECD), o head of art Maso Correa Heck, e o designer Will Cega, que encomendaram o filme à Stink Films São Paulo, com direção de Giordano Maestrelli e da Satelite Audio.
O brasileiro Bernardo Romero, ECD da Klick Health Canadá, é um dos líderes do projeto do filme “47” para seu cliente Café Joyeux. Romero também marca presença no Grand Prix de Innovation Lions com o “Voice 2 diabetes”, diagnóstico de diabetes por voz. Ele explica:
“O meu diagnóstico de diabetes foi a razão pela qual escolhi focar minha carreira na área da saúde. ‘Voice 2 diabetes’ é uma solução que já está tendo um impacto sem precedentes no mundo real através de inteligência artificial, detectando mudanças pequenas na voz, imperceptíveis ao ouvido humano, com o objetivo de salvar vidas em escala de maneira barata, acessível e indolor. Essa tecnologia é só o começo de uma revolução ainda maior que vai trazer acessibilidade e equidade para pessoas no mundo todo não só em diabetes, mas em várias outras doenças. Como um paciente diabético, e como um dos líderes criativos da Klick Health junto com o nosso CCO Rich Levy, não poderia estar mais feliz em celebrar um trabalho que é a maior tradução do DNA da agência.”
Romero também está na ficha técnica do curta-metragem “American cancer story”, com os companheiros de Klick Health Tim Jones e Rich Levy. A direção foi do cineasta José Padilha (‘Tropa de Elite’) e produção de Douglas Costa da Taking Over NY.
Leia a matéria completa na edição de 1º de julho do propmark