Assim como o cinema nacional que tem projeto de exportação em parceria com a Agência Brasileira de Promoção e Exportação (Apex-Brasil), o setor de design começa a estruturar o seu projeto com vistas a criar demanda para os serviços brasileiros de design no exterior. A iniciativa, coordenada pela Associação Brasileira de Design (Abedesign), começará a ser colocada em prática com o Brazil Design Week, primeiro evento do voltado para geração de negócios marcado para acontecer entre 9 e 14 de setembro, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. O projeto acaba de ganhar logomarca criada pela Crama Design Estratégico, uma das 62 associadas da entidade que estão envolvida com o evento.

Segundo o vice-presidente da Abedesign e presidente da GAD’Design, Luciano Deos, a primeira edição no Brasil foi elaborada para solidificar o projeto setorial de exportação, mas a perpectiva é levar o evento para fora do Brasil em breve. “Nossa meta é a de realizar o evento em Nova York em 2010”, afirma Deos.  

 A atual logomarca do evento remete às tecnologias de interatividade e movimento que está entre as principais tendências do design atual. “Representa um cubo que, embora invisível é construído na mente do observador através da perspectiva do nome. Com isso a assinatura do evento abrange o design de modo completo, seja design gráfico ou de produto”, explica Ricardo Leite, diretor de criação da Crama.

Em formato das grandes feiras internacionais, o Brazil Week Design conta com o apoio do  Governo do Estado do Rio de Janeiro e funcionará como um ambiente para promoção de negócios e para geração de conhecimento. Estão previstas apresentações de cases nacionais e internacionais, Trade Show – área com mais de 50 estandes, incluindo empresas afiliadas à Abedesign, agentes institucionais e indústrias nacionais que tenham produtos criados no Brasil e ainda Rodadas de Negócios dedicadas a encontros entre clientes e designers, além de uma série de atividade voltadas para a formação de profissionais.

Ruy Barata Neto