Estudo apresenta as oportunidades e desafios para as empresas em 15 setores diferentes

A Brivia anunciou o lançamento de uma pesquisa que mostra o quão digitalmente maduras estão as marcas brasileiras, intitulada como "Panorama Mindset Digital".

O material é fruto de um estudo finalizado em 2023, que mapeou as oportunidades e desafios da transformação digital em diversos setores do país, mais especificamente em 15, sendo eles: tecnologia da informação, serviços financeiros, energia, saúde, utilidade e serviços públicos, varejo, educação, alimentos e bebidas, construção e serviços especializados, agricultura e pecuária, farmacêutica, têxtil e vestuário, bens de consumo e, por fim, transporte e logística.

"Nosso grupo é um ecossistema de transformação de marca, e nos deparamos com projetos em diferentes estágios de maturidade nesse assunto. Apesar de muitas questões serem específicas de cada negócio, a pesquisa nos mostrou que há caminhos convergentes de ação, sobretudo dentro dos próprios setores", afirmou Roberto Ribas, CSO da Brivia.

A pesquisa foi criada com base nas premissas do BXM (Brand Experience Management) Digital Maturity Score, um modelo desenvolvido pela Brivia com o objetivo de apoiar as empresas na avaliação do nível de maturidade de suas iniciativas de transformação digital.

De forma objetiva, a metodologia avalia o quanto determinada marca está preparada para enfrentar o novo cenário de transformação por meio de um questionário respondido individualmente por profissionais de empresas brasileiras.

No geral, o levantamento analisou como anda o funcionamento de seis pilares importantes dentro do contexto de maturidade digital do negócio, sendo eles centralidade no cliente; cultura digital; digitalização; aprendizado orientado por dados; oferta responsiva; e propósito e comunidade.

Além disso, a empresa afirmou que o estudo não se limita a apenas colher resultados, mas também apontar caminhos para a melhoria contínua da relação entre as empresas e seus diversos públicos.

"O livro e a pesquisa são contribuições que buscamos oferecer para o avanço e o sucesso das iniciativas digitais em diferentes segmentos da economia brasileira", reforçou Ribas.

O estudo completo pode ser acessado pelo link.