BTG Pactual compra Banco Panamericano

Silvio Santos confirmou, na noite desta segunda-feira (31), a venda do Banco Panamericano para o BTG Pactual, banco de investimentos com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Porto Alegre, Londres, Nova York e Hong Kong. Segundo o próprio empresário, que continua comandando empresas como a emissora SBT, a cosméticos Jequiti e as lojas do Baú Crediário, a negociação aconteceu sem créditos ou débitos ao Grupo Silvio Santos.

O BTG investiu R$ 450 milhões para assumir o controle do Panamericano, valor entregue em títulos por Silvio Santos como pagamento ao FGC (Fundo Garantidor de Crédito). Com isso, o investidor assume todos os ativos da instituição financeira. Com o desligamento do banco em relação ao grupo, Silvio Santos desiste formalmente da venda de suas empresas, especialmente do próprio SBT.

Só uma agência

Agora totalmente fora da negociação que salvaria Silvio Santos dos mais de R$ 4 bilhões de dívidas acumuladas pelo Banco Panamericano, o SBT passa a concentrar sua conta publicitária na Publicis Brasil, que dividia a o cliente desde 2009 com a Talent. Inicialmente, a agência cuidava da divulgação de atrações e ações especiais, enquanto ficava a cargo da Talent as campanhas institucionais e para o trade. Com a mudança, todas a estratégia publicitária do SBT fica sobre responsabilidade da Publicis.