A marca global Budweiser chega ao Brasil ligada às plataformas de música e esportes internacionais, apoiando shows e eventos como Fifa World Cup, UFC (Ultimate Fighting Champioship) – que terá sua primeira edição nacional este mês no Rio de Janeiro – e mais de 20 shows só este ano. A marca será ativada em todas as mídias e uma das principais plataformas será a digital, que estréia com um reality show exclusivo com a preparação do campeão de MMA (Mixed Martial Arts) Anderson Silva para a grande luta da sua vida no perfil da marca no Facebook.

“A comunicação da marca fala de otimismo e celebração, e o País vive todo esse clima e com tudo de bom que vem por aí: Jogos Olímpicos, Copa do Mundo e muito mais, explica Stella Brant, gerente de marketing premium da Ambev. A data de veiculação da esperada campanha publicitária ainda não foi divulgada.

Música

A marca criou a plataforma Bud Music Tour e estabeleceu uma parceria com as produtoras Time For Fun, XYZ Live e Plan Music. Vai patrocinar os principais shows internacionais que acontecem a partir do segundo semestre deste ano. Entre as atrações contempladas pela plataforma estão Eric Clapton, Pearl Jam, Red Hot Chilli Pepers, Rihanna, Judas Priest, System of Down, Aerosmith, Roger Waters, Kate Perry e Britney Spears.

Para estrear, a Budweiser vai estar presente nas apresentações de duas lendas do rock, Whitesnake e Judas Priest, que acontecem em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília, nos dias 10, 11, 13 e 15 de setembro, respectivamente. Ainda em setembro, a marca patrocina a turnê brasileira da cantora Rihanna, o show do Red Hot Chilli Pepers e a apresentação de Kate Perry, ambos em São Paulo. Em outubro, a Bud Music Tour apoia a passagem de Eric Clapton pelo Brasil e os shows do Aerosmith e Systen of Down, na capital paulista. No mês seguinte, a marca vai estar presente nas apresentações do Pearl Jam e de Britney Spears. Até o fim de 2011 serão mais de 20 shows em diversas cidades brasileiras.

Por meio da nova plataforma, a Budweiser vai investir em ações voltadas aos consumidores, como bares temáticos, copos 3D e promoções via perfil da Budweiser Brasil no Facebook.

UFC

O UFC, um dos campeonatos mais celebrados em todo o mundo, terá sua primeira edição no Brasil neste sábado (27), a marca de cerveja é uma das grandes apoiadoras do evento. Além do patrocínio à competição, a marca estabeleceu uma parceria com Anderson Silva, um dos principais atletas da modalidade e invicto no UFC. O lutador participa de um reality show que mostra sua preparação nos dias que antecedem o evento esportivo. Intitulado Budweiser Champion Experience, o reality show com Anderson Silva está sendo exibido exclusivamente no Facebook de Budweiser Brasil e sorteou ingressos para o UFC e pesagem. No perfil da marca, os fãs do esporte puderam assistir aos vídeos da preparação do lutador, curiosidades e situações inusitadas em primeira mão.

A promoção foi criada pela Africa, permitindo que os usuários postassem frases de apoio ao atleta. As duas melhores com a tag #vaianderson geram, a seus autores, um par de ingressos para Cadeira Vip na primeira fileira do evento e acesso ao Bud Lounge, espaço exclusivo de Budweiser no UFC para convidados da marca. “A plataforma global de Budweiser inclui o patrocínio a grandes eventos internacionais como o UFC e Fifa World Cup. Para a edição brasileira, nada melhor do que apoiar o Anderson Silva, atleta mundialmente conhecido; e nada melhor do que associar a Budweiser, uma marca internacional”, explica Stella, da Ambev.

O produto, que vai compor o portfólio premium da Ambev, será encontrado a partir deste mês em todo o País. O Brasil será o primeiro mercado a comercializar Budweiser com sua nova identidade visual em todo o mix. A marca será encontrada em embalagens lata, long neck, garrafas de alumínio e de 600 ml. A produção de Budweiser acontece na fábrica de Jacareí, interior de São Paulo, que recebeu investimentos nas linhas de produção para o desenvolvimento da cerveja.

Com a chegada da Budweiser, a Ambev espera incentivar o segmento premium nacional, que hoje corresponde a 5% do mercado total de cervejas.

por Claudia Penteado